A arquitetura medieval, durante muito tempo, se viu presa às suas técnicas de construção que se apoiavam na utilização do arco semicircular, da sustentação dos tetos por grossas paredes firmadas por contrafortes e na limitação que elas criavam obrigando as construções terem um aspecto de fortalezas e serem pouco iluminadas pela luz natural devido às pequenas abertas que formavam as janelas.
O texto aponta para um grande empecilho técnico que restringia as construções na Idade Média. Podemos dizer que um elemento estrutural foi o fator decisivo que permitiu a arquitetura medieval se transformar radicalmente, tornando-se mais leve, mais alta e mais iluminada.
Assinale a alternativa que corretamente descreve sobre o referido elemento estrutural arquitetônico.
Escolha uma:
a. do contraforte.
b. do arco ogival.
c. da rosácea.
d. da gárgula.
e. do pináculo.
Soluções para a tarefa
O arco ogival proporcionou à arquitetura da Idade Média construções mais leves, mais altas e mais fortes e uma maior iluminação no interior. Letra b.
Arquitetura Gótica
A arquitetura gótica foi característica da Baixa Idade Média, entre os séculos V e XV. Era marcada pelo Teocentrismo. Outras características são o formato de cruz da planta arquitetônica, torres pontiagudas e altas (maior aproximação a Deus), iluminação natural no interior, vitrais com temas religiosos, paredes mais finas, ornamentação, arco ogival e abóbodas côncavas.
As construções são grandiosas e foram utilizadas em Igrejas, Basílicas, mosteiros e catedrais. Esse estilo desenvolveu técnicas inovadoras como o arcobotante, arco ogival, gárgulas, pináculos, abóbodas, contraforte, trifório, arcada e nave colateral.
Leia mais sobre a Idade Média: https://brainly.com.br/tarefa/10881853
#SPJ2