A arquitetura está entre as principais manifestações artísticas da arte romanicas. Quais as características essenciais das construções desse gênero?
Quais eram os temas mais representados na arte românica?
A abóbada era geralmente construída de acordo com dois modelos: as abóbadas de berço e as arestas. Cite as diferenças entre elas
A pintura românica segue uma tendência muito parecida com a da escultura, pois, nas igrejas, tinha como objetivo comunicar os ensinamentos religiosos por meio da tecnica de afresco. Explique essa técnica
Soluções para a tarefa
Os temas mais representados na arte românica são os de cunho religioso, expressando toda a fé cristã católica em ascensão em meados do século XI e XIII.
A diferenças entre abóbadas de berço e as arestas está no fato de que as abóbadas de aresta possuem a conexão de duas abóbadas de berço com uma mesma flecha, enquanto que as abóbadas de berço têm a construção de um arco de volta perfeita.
A técnica de afresco consiste na pintura sobre uma parede com base em argamassa ou gesso, normalmente formando um mural.
Abraços!
1) Quais as características essenciais das construções desse gênero?
Esse denominação foi inventado pelos historiadores da arte no século XIX para se referir exclusivamente à arquitetura românica, que manteve muitas características do estilo arquitetônico romano, desenvolvendo essas artes ao mesmo tempo destacavam as sua características de cunho religioso.
A arte românica foi também grandemente influenciada pela arte bizantina, especialmente na pintura, e pela energia anticlássica da decoração da arte. Sendo assim, tendo como destaque as técnicas de deformação e colorismo.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/27815147
2) Os temas mais representados na arte românica eram bíblicos e religiosos.
Com a Igreja Romana como principal patrono, a metalurgia românica, a cantaria e os manuscritos iluminados espalhados pela Europa, desde o Mediterrâneo até à Escandinávia, foram inspirados em um estilo internacional adaptado aos temas bíblicos e religiosos.
A arquitetura românica caracteriza-se por arcos redondos imponentes, trabalhos maciços em pedra e tijolo, pequenas janelas, paredes grossas, e uma propensão para a arte e a escultura retratando cenas bíblicas, no entanto, outros temas eram representados, tais como: contos, lendas, conquistas militares.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/20409059
3) Os tipos de abóbada mais representados na arte românica eram as abóbadas de berço: arco semicircular, a abóbada em barril, e as abóbadas de arestas: a abóbada da virilha, abóbada de costelas.
- O arco semicircular: é forte e durável. Os arquitetos românicos o utilizavam com bastante frequência em tudo que é estrutura: portas, janelas, tetos, arcadas.
- A abóbada em barril: É apenas um arco semicircular esticado ao longo de um único eixo. Era bastante utilizado no antigo Egito e Roma e pelos arquitetos românicos.
- A abóbada da virilha: é o encontro de duas abóbada em barril. Os romanos utilizavam nos seus banhos e nos seus mercados.
- A abóbada de costelas: eram construídas essencialmente para pequenas armações em arco e depois era preenchido os espaços entre elas. Com este tipo de arquitetos românicos, poderiam tornar as suas igrejas mais largas, mais altas.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/19406400
4) O termo "fresco" se refere ao gesso de cal húmida em que são tipicamente pintados. Ao contrário da tinta convencional sobre o gesso seco, o pigmento torna-se parte da parede e não pode ser facilmente retirado.
Para o uso dessa técnica, o gesso de cal reage ao movimento e às mudanças no ambiente circundante, tornando as obras de artes duráveis por muito mais tempo.
A natureza do gesso também afeta a aparência da pintura. Alguns frescos apresentam um efeito cintilante nas partes do reboco, tais como: a areia de rio, pó de mármore e cinzas vulcânicas.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/38222732
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)