A argumentação pode ser dividida em dois grupos dependendo do elemento retórico no qual ela se sustenta, podendo ser objetiva ou subjetiva.Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de argumentação objetiva:
Escolha uma:
a.
O promotor descreve detalhes de um homicídio com requintes de crueldade diante do júri, inclusive mostrando fotos da vítima desfigurada.
b. O apresentador explora a dor de uma família pela perda de seu filho, morto em um assalto, para argumentar contra o assassino.
c. O advogado argumenta que seu cliente não pode ser condenado à prisão, pois tem filhos pequenos para cuidar, uma vez que é viúvo e não tem com quem deixar as crianças.
d. O deputado se defende na Comissão Parlamentar de Inquérito lembrando seus anos de contribuição e de trabalho ao povo, exaltando ações específicas que realizou.
e. O advogado argumenta que seu cliente não poderia estar presente na cena do crime, uma vez que há imagens com data e horário mostrando que ele fazia compras em um shopping no momento em que o crime ocorreu.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. O advogado argumenta que seu cliente não poderia estar presente na cena do crime, uma vez que há imagens com data e horário mostrando que ele fazia compras em um shopping no momento em que o crime ocorreu.
Explicação:
corrigido pelo ava
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra e, qual seja: e. O advogado argumenta que seu cliente não poderia estar presente na cena do crime, uma vez que há imagens com data e horário mostrando que ele fazia compras em um shopping no momento em que o crime ocorreu.
Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a teoria da argumentação e sua aplicação no direito.
Importante notar que para alguns doutrinadores o direito pode ser concebido como a arte da argumentação.
Nesse sentido, a questão argumentativa se torna de suma importância para o direito tenho em vista que ela fomenta decisões.
espero ter ajudado!