Direito, perguntado por caironfarias6, 5 meses atrás

A argumentação é uma ferramenta própria do ser humano que é usada para convencer outra pessoa ou um grupo de pessoas de que um determinado pensamento é o correto. Existem pessoas que têm boa oratória e boa argumentação e conseguem convencer um grande número de pessoas de que seus pensamentos devem ser seguidos e adotados.

Diante desse entendimento sobre a argumentação, leia o trecho a seguir:

“A argumentação [...] é um tipo de texto e, como tal, pode fazer-se presente nos mais variados gêneros de texto. Assim, podemos ter argumentação nos gêneros textuais, tanto orais como escritos, por exemplo, em artigos acadêmicos, em editoriais de jornal, em textos publicitários, em debates, em pareceres processuais, em petições iniciais, entre tantos outros. Segundo Ducrot, a utilização argumentativa da língua não lhe é sobreposta; ao contrário, está inscrita nela, é prevista na sua organização interna. A argumentatividade é subjacente ao uso da língua. A função argumentativa da língua tem marcas na estrutura do enunciado. Assim, o valor argumentativo de uma frase não é devido apenas às informações que ela contém, mas à presença de determinadas expressões ou termos que, além de seu conteúdo informativo, têm a função de mostrar a orientação argumentativa do enunciado, conduzindo o receptor/leitor a determinada direção.” (PETRI, 2017, p. 91)

Nesse sentido, com base nos conteúdos estudados nesta Unidade, assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais da argumentação:


A.
Emissor, mensagem, canal, receptor, referente e código.


B.
Mensagem, Locutor, Canal, Receptor, Relatório e Código.


C.
Canal, código, emissor, enunciado, mensagem e receptor.


D.
Destinatário, canal, emissor, código, referente e fundamentação.


E.
Dispositivo, código, emissor, receptor e referente.

Soluções para a tarefa

Respondido por ana14gs
0

Resposta:A.

Emissor, mensagem, canal, receptor, referente e código.

Explicação:

A argumentação é um meio de comunicação e é composta por cinco elementos; são eles:

• o emissor, que é a pessoa que emite a mensagem;

• o receptor, que é aquele que recebe a mensagem;

• a mensagem, que é o conteúdo e o objeto da comunicação;

• o canal, que é a maneira usada pelo emissor para transmitir a mensagem;

• o referente, que é o assunto em que a mensagem está inserida;

• o código, que são os sinais, os símbolos, os sons, as imagens, as letras, entre outros, cujos significados são compreendidos tanto pelo emissor como pelo receptor.

Perguntas interessantes