A área de planejamento e controle da manutenção desenvolve indicadores de gestão, os quais servirão como base na tomada de decisões, desenvolvimento e revisão das estratégias. São os indicadores da manutenção que demonstrarão se as decisões tomadas são certas ou erradas. Para todo planejamento haverá um controle através de indicadores, para garantir a realização do que foi planejado. Neste caso, identificar os erros e acertos é o principio básico da melhoria continua. Gráfico de barra indicando a distribuição porcentual dos tipos de manutenção - corretiva não planejada, preventiva, preditiva e corretiva planejada, detectiva e corretiva planejada e engenharia de manutenção Avaliando o gráfico de distribuição porcentual pelo tipo de manutenção: corretiva não planejada, preventiva, preditiva mais corretiva planejada, detectiva mais corretiva planejada e engenharia de manutenção, quais julgamentos ou justificativas poderão ser extraídos em relação à estratégia de manutenção adotada: I. A tendência da frequência de manutenção corretiva não planejada é de redução, sendo substituída pela preventiva, e preditiva + corretiva planejada; II. A frequência dos tipos de manutenção praticados, excluindo a corretiva não planejada, está próximo de 85% da frequência total, garantindo uma boa disponibilidade dos equipamentos; III. A distribuição de frequência, em diversos tipos de manutenção praticados, demonstra que a estratégia de manutenção não está bem definida, necessita ser revisa; IV. A adoção da manutenção detectiva, corretiva planejada e engenharia de manutenção, pode demonstrar adoção de conceitos de manutenção e exigência de novos equipamentos. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As afirmativas II e IV estão corretas. b. As afirmativas I, III e IV estão corretas. c. As afirmativas I e II estão corretas. d. As afirmativas III e IV estão corretas. e. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Está correta. A tendência da frequência de manutenção corretiva não planejada é de redução, sendo substituída pela preventiva, e preditiva + corretiva planejada.
II – Está correta. A frequência dos tipos de manutenção praticados está próxima de 85% da frequência total, quando excluído a corretiva não planejada, o que garante uma boa disponibilidade dos equipamentos.
III – Está incorreta. A distribuição de frequência, em diversos tipos de manutenção praticados, demonstra que a estratégia de manutenção está bem definida, e não necessita ser revisa.
IV – Está correta. A adoção da manutenção detectiva, corretiva planejada e engenharia de manutenção, pode demonstrar adoção de conceitos de manutenção e exigência de novos equipamentos.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Espero ter ajudado, bons estudos!