A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida, dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado” (1893). Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que: a) Trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir. b) Utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela. c) A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas. d) Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado.
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Resposta letra "C"
A fotografia pode ser considerada como uma releitura
do quadro de Tiradentes.
nessa versão o pintor quis mostrar a realidade das lutas
sociais no Brasil, mostrando como os governos lidam com as revoluções e pressões
sociais.
A fotografia trás como elemento principal os negros, sendo também
uma formar de criticar a memória de vários outros povos que lutaram contra as
injustiças sócias no país, lembrando que o negro tem um quadro de lutas muito
grande, e que ainda não temos previsão de quando vão ser vencidas.
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Resposta:
Alternativa correta C)
A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais e antiescravistas.
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