a “apropriação” de certos espaços públicos por grupos específicos, como os nordestinos nosfins de semana na Praça Saens Peña (no bairro da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, e a ocupação das calçadas de certos logradouros públicos por camelôs.Ambos são casos interessantes por se revestirem de uma dimensão de conflitualidade entre esses usuários do espaço [...] e um ambiente que os discrimina: no caso dos nordestinos, em grande parte moradores das favelas próximas, temos a apropriação de uma praça por um grupo que tenta, por algumas horas, reproduzindo o espaço de convívio em um meio estranho e não raro hostil e segregador [...] manter um pouco de sua identidade. [...] No caso dos camelôs estamos diante do conflito de interesses entre os chamados setores formal e informal, cuja explosividade já se manifestou no Rio de Janeiro em diversos incidentes violentos envolvendo, de um lado, lojistas e a polícia, e, de outro, os camelôs.
(CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1995. p. 91. Adaptado.)
5. É CORRETO afirmar que o texto ilustra o conceito geográfico de:
A) paisagem.
B) território.
C) espaço.
D) redes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Território
Explicação:
Resposta confirmada !!!
O texto ilustra o conceito geográfico de território urbano, que é visto no dia a dia da sociedade (letra B).
B) território.
Isso ocorre porque o território urbano ainda é motivo de conflito entre alguns grupos da sociedade. No caso do Rio de Janeiro, os comerciantes (donos de pequenas lojas) ficam irritados com a presença de camelôs nas ruas e calçadas próximas a muitos estabelecimentos comerciais.
De um lado, os comerciantes alegam que pagam altas cargas de impostos para manter os negócios (formalidade). Por outro lado, os camelôs alegam que precisam trabalhar e vender os seus produtos nas áreas mais movimentadas - o que inclui praças e calçadas - do Rio de Janeiro (informalidade).
Aprenda mais sobre o tema espaços urbanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/22762522
Lute a sua luta (você é capaz)!