a) Apresente fatores que mostra a importância de vivermos em um mundo sem preconceito.
b) Na sua opinião o que fazer se a polícia está contra a aceitação das diferenças de raça?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O conceito de justiça está atrelado à ideia de julgamento imparcial das partes envolvidas. Ora, caso o início do julgamento não se dê em pé de igualdade para ambas as partes, fica impossível assegurar a imparcialidade da decisão tomada.
Uma sociedade que se presume igualitária, não consegue legislar em prol das minorias, caso não se reconheça o mérito que a desigualdade (seja ela raça, status social ou financeiro) tem nas relações entre as pessoas ou entre as pessoas e o sistema governamental.
b) A polícia, como organização, não está contra a aceitação de nenhuma diferença. Porém, as pessoas que integram o quadro policial, apesar do treinamento de inteligência e militar, não são treinadas para diferenciar, na essência, todas as situações a que são submetidas, cabendo a cada policial individualmente, tomar a decisão para cada caso. Quando essas situações fogem do treinamento e conhecimento do indivíduo fardado, fatalidades podem acontecer, o que incorre na culpa individual do militar e da organização como um todo.
O que pode se fazer para atenuar os problemas citados é termos entidades sociais ligadas à polícia, que sejam acionadas para fazer o acompanhamento de determinadas ocorrências que fogem do escopo policial.
Entidades para apoio de pessoas com dependência química, situação de rua, apoio para mulheres que sofrem violência doméstica e sociedades civis envolvidas no combate ao racismo para acompanhamento de ocorrências com essa temática, para orientar a PM, se necessário for.