Música, perguntado por GiuliaHS5843, 10 meses atrás

A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. As informações no cérebro humano, segundo Ausubel, se organizam e formam uma hierarquia conceitual, na qual os elementos mais específicos de conhecimento são ligados e assimilados a conceitos mais gerais. A afirmação acima, partindo de uma perspectiva construtivista, remete o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino e aprendizagem, deve considerar que: Escolha uma: a. A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino. b. Os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino. c. Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino. d. O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois com base neles o indivíduo interpreta o mundo. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
4

a. A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

Falso. O conhecimento prévio do estudante NÃO deve ser substituído, mas deve dialogar com os conhecimentos propostos pelo educador.


b. Os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.

Falso. Não se deve entender os conhecimentos prévios dos alunos como prejudiciais, pelo contrário, eles são fundamentais.


c. Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino.

Falso. Os conhecimentos prévios devem ser levados em conta durante todo o processo de aprendizagem, não apenas no início.


d. O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino e aprendizagem, pois com base neles o indivíduo interpreta o mundo. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias.

Correto. O conhecimento prévio é parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem, e deve ser levado em conta.

Respondido por flavinhacatcosta
5

Resposta:

Explicação:

RESPOSTA CORRETÍSSIMA

Perguntas interessantes