A aprendizagem colaborativa e a aprendizagem cooperativa são metodologias para aprendizagem ativa que surgem a partir da necessidade de inserir abordagens mais interativas entre os alunos, em conjunto com o professor, para construir conhecimento entre pares, de forma mais significativa, em que os estudantes assumem papéis mais ativos no percurso de sua própria aprendizagem.
Apesar de estarem relacionadas entre si, as duas estratégias têm características próprias. A aprendizagem colaborativa é uma abordagem em que os alunos se dividem em equipes e, de forma livre, fazem algum tipo de trabalho em conjunto. Não há necessidade de assumir funções. Já na aprendizagem cooperativa, há necessidade de mais intervenção do professor, uma vez que essa abordagem preza por papéis mais bem definidos entre os estudantes pertencentes ao mesmo grupo.
Posto isso, é preciso pensar em reformular vários aspectos da sala de aula, bem como a maneira como os conteúdos são ensinados.
Nesse sentido, devem ser reformulados:
- o espaço escolar;
- o papel do professor;
- a maneira como o conteúdo é passado, com mais foco no aluno e na aprendizagem.
Considerando esses três aspectos, você terá que desenvolver propostas para cada item, pensando no desenvolvimento de atividades colaborativas e cooperativas.
Por exemplo, para atividades colaborativas e cooperativas, que mudanças devem ser feitas no espaço escolar? E quanto ao papel do professor e à maneira como o conteúdo é transmitido? Reflita sobre propostas para as três situações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Quanto ao espaço escolar, pode-se pensar em uma reorganização das salas de aula, em mesas e cadeiras em formato circular, com recursos tecnológicos, para facilitar o trabalho do grupo e discussão de ideias.
Quanto ao papel do docente, este deve ser descentralizado da sala de aula. Ele vai passar a ocupar o lugar de mediador e orientador dos estudantes, que ganharão mais espaço e voz na sala de aula.
A maneira como o conteúdo é passado, com mais foco no aluno e na aprendizagem, deve considerar o trabalho em equipe dos estudantes para a construção do conhecimento. O professor faz uma breve introdução dos principais conceitos e elabora um desafio ou situação-problema para os alunos resolverem em grupos. Assim, os alunos vão buscar informações em outras fontes e também vão aprender entre eles, em uma abordagem que valoriza as experiências e o conhecimento prévio de cada um.
Sobre processos de aprendizagem colaborativa, pode-se refletir sobre as seguintes reformulações:
- Espaço escolar: deve ser entendido de forma democrática, assim, deve ser colocado à disposição da intervenção do aluno.
- Papel do professor: o professor deve estimular a compreensão dos alunos como sujeitos históricos.
- Conteúdo a ser transmitido: o conteúdo pode ser transmitido por meio de variadas didáticas. Um exemplo é o uso de um diário de bordo para o registro de reflexões dos alunos.
Metodologia ativa e ensino-aprendizagem
Na aplicação de uma metodologia ativa, o professor estimula o aluno ao local de protagonista no processo de ensino-aprendizagem, assim, uma possibilidade compreendê-lo como um sujeito histórico. Quando o aluno se compreende como sujeito histórico, ganha autonomia de análise e passa a refletir criticamente sobre o seu contexto histórico.
Continue estudando sobre aprendizagem: https://brainly.com.br/tarefa/23434939
#SPJ2