a) Após a leitura e reflexão sobre as considerações apresentadas no texto teórico intitulado “Economia Colaborativa: dividir ao invés de acumular”, apresente suas próprias considerações acerca da real possibilidade de cumprimento da agenda desta tendência inovadora que prevê diminuir o desperdício, aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais, combater o consumismo e até reduzir a desigualdade social no mundo.
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 01
a) RESPOSTA:
No mundo atual é difícil conscientizar as pessoas sobre este aspecto, pois, o que se prega é o consumo e acumulo de bens, “quanto mais você tem, melhor você é”. No entanto, se houver uma apresentação maior desse sistema tanto nas redes sociais, como nos canais abertos de informação ao publico, isso, seria diferente. As alternativas propostas por este método de economia tem todo um conceito correto a ser seguido, pois beneficia tanto a nós quanto aos outros que também se aderem a ele, economicamente, sustentavelmente, além de criar um convívio social entre os usuários compartilhados. Desta maneira tornasse, possível também a redução das diferenças sociais, pois, pessoas com menor poder aquisitivo poderão usufruir de bens que antes não seriam capazes de adquirir.
b)
RESPOSTA:
Levando em consideração esse sistema de economia, torna-se desnecessário e inviável a locação de uma casa com 3 (três) quartos, por exemplo, para um casal que iria passar um final de semana na praia, com esse conceito o mesmo casal poderia estar dividindo o mesmo local com mais pessoas, economizando no seu orçamento e proporcionando a chance de pessoas com menos poder aquisitivo de usufruírem de acomodações mais confortáveis.
QUESTÃO 02
RESPOSTA:
Importante se levar em conta o local onde vai ser feito a instalação do projeto, se a um publico alvo a ser explorado, se há demanda de serviços e mão de obra nesse local. E o mais importante o local tem fácil acesso para seus clientes e os clientes dele, você terá demanda de clientes para quantos dias da semana, ou do mês. Isso é o suficiente para arcar com as despesas do local. Sem essas analises a implantação do negocio tem tudo, para falhar e dar errado “uma grande ideia, que não deu certo”.
QUESTÃO 03
RESPOSTA:
Compartilhamento de acomodações por profissionais de saúde, que trabalham em sistema de plantão, insurgentes de cidades vizinhas.
Nesse contexto, propõe-se o compartilhamento de uma casa ou apartamento por 4 (quatro) ou mais profissionais de saúde que trabalhem por sistema de plantão, e que sejam de cidades vizinhas a que trabalham. Com esse intuito, pretendem-se fazer uma economia no aluguel, despesas como água, luz, condomínio e alimentação. Com esse modelo a economia se daria, pela divisão das despesas do local alugado e também pelo fato de não terem que retornar a sua cidade a cada troca de plantão, sendo que com essa colaboração entre os usuários, enquanto uns estão no serviço outros estão em casa, e podem dividir as tarefas domesticas e até mesmo fazer o preparo das refeições em casa, o que acarretaria em mais 2 (duas) economias, a com diaristas e na compra de refeições fora de casa que são muito mais onerosas.
No mesmo intuito devem-se avaliar as seguintes dificuldades, ajuste dos plantões para um bom rodízio do numero de pessoas na casa, para evitar o incomodo aos que precisam descansar para retomarem a suas atividades. Resistência de algum dos profissionais a realizarem suas tarefas, tornando assim desiguais às obrigações, o que podem vir a causar atrito com os outros usuários. A dificuldade de ajustar um cardápio que agrade a todos. Porém devemos saber respeitar e criar um bom senso para evitar atritos e desavenças