Biologia, perguntado por SOBREIRA5, 1 ano atrás

“A apoptose ocorre normalmente durante o desenvolvimento e por toda a vida, e serve para eliminar células indesejáveis, velhas ou potencialmente prejudiciais. É também um evento patológico quando as células doentes se tornam irreparavelmente danificadas e são eliminadas”.
A apoptose é um tipo de morte programada, embora possa ser induzida. Uma característica importante da apoptose é fato de sua ocorrência resultar na produção de corpos apoptóticos, os quais evitam o extravasamento de conteúdo intracelular para o meio extracelular, impedindo o desenvolvimento de processo inflamatório.
Considerando que o número de células de um tecido é o equilíbrio entre a proliferação celular e a morte celular, o que se espera de um tecido nervoso exposto a um agente lesivo indutor de apoptose?
a) Por ser formado por células permanentes (que não se proliferam), espera-se uma redução no número de células nervosas. b) Nenhuma alteração no número de células será observado, pois células nervosas são semelhantes a células-tronco e não sofrem apoptose. c) Aumento do número de células porque o estímulo lesivo provocam respostas contrárias nas células nervosas. d) Por ser formado por células lábeis (que não se dividem), espera-se que o número de células nervosas seja mantido constante. e) Por ser formado por células estáveis (que reiniciam o ciclo celular sob estímulo), espera-se uma redução do número de células que será, posteriormente, compensado e reequilibrado.

Soluções para a tarefa

Respondido por yumilemorello
9
Quando falamos em tecido nervoso nos referimos a dois tipos de células: neurônios e células da glia. As células da glia se subdividem em alguns tipos: Células de shwann (responsaveis pela mielinizacao no Sistema Nervoso Periferico), Oligodendrocitos (mieliniza SN Central), astroglia, micróglia, etc. Justamente por sua multiplicidade, cada tipo de célula tem um comportamento diferente após uma lesão. Pela generalidade da pergunta acredito que ela se refira a neuronios. Ao contrário do que se acreditou por muito tempo, o tecido neuronal pode se regenerar, porém em pequenas porções. Dessa forma, a morte celular não supera a regeneração. A alternativa que, apesar de nao descrever o processo, aproxima-se dele é a A. Espero ter ajudado ^^
Perguntas interessantes