a) Apólogo (Por que o texto foi intitulado “Um apólogo”?) b) Foco narrativo (Qual é o ponto de vista do narrador de “Um apólogo”? Que trecho exemplifica essa constatação?) c) Personificação (Retire do texto alguns exemplos.) d) Ironia (referente ao texto "apólogo" de machado de Assis.
Soluções para a tarefa
a) Apólogo - (Por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) - Porque a narrativa é uma fábula; contém objetos inanimados que ganham vida e apresentam características humanas. E apresenta uma lição de moral no fim.
b) Foco narrativo - (Qual é o ponto de vista do narrador de "Um apólogo"? Que trecho exemplifica essa constatação?) - Foco narrativo em terceira pessoa
Ex.: "Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:"
c) Personificação - (Retire do texto alguns exemplos) - "E dizia a agulha", "A linha não respondia nada", "A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando"
d) Ironia - (Retire do texto alguns exemplos) - "Também os batedores vão adiante do imperador.", "Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura.", "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!"
Resposta:
Quadro de exemplos
Apólogo (por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?)
Por conter objetos inanimados, que ganham vida e apresentam características semelhantes a dos seres humanos, além da representação de uma lição de moral.
Foco Narrativo (Qual é o ponto de vista do narrador de "Um apólogo"?Que trecho exemplifica essa constatação?)
No conto "Um apólogo", acaba não tendo uma ambientação detalhada, mas o narrador nos dá um lugar físico na qual, a agulha e a linha discutem, a casa da baronesa: Não sei se disse que isto se passava em casa se uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para andar atrás dela.
Personificação (Retire do texto alguns exemplos.)
"E dizia a agulha", "A linha não respondia nada", "murmurou à pobre agulha"
Ironia (Retire do texto alguns exemplos)
"Também os batedores vão adiante do imperador.", "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!"