a) Apologo (Por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) -
5
sonagens e o ponto de
Agora, reveja as definições registradas no
texto de Machado, explique o que cada definição tem a ver
Quadro de exemplos
b) Foco narrativo (Qual é o ponto de vista do narrador de "Um apóloga
Que trecho exemplifica essa constatação?) –
c) Personificação (Retire do texto alguns exemplos.) -
d) Ironia (Retire do texto alguns exemplos.) -
TIVIDADE 2 - AS VOZES DA HISTÓRIA
O texto "Senta e escuta" foi escrito com base no conto "Um apólogo
Soluções para a tarefa
a) Apólogo - (Por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) - Porque a narrativa apresenta objetos inanimados (agulha, linha e alfinete) que ganham vida e têm características humanas. Também há uma lição de moral no final.
b) Foco narrativo - (Qual é o ponto de vista do narrador de "Um apólogo"? Que trecho exemplifica essa constatação?) - Foco narrativo em terceira pessoa
Ex.: "Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:"
c) Personificação - (Retire do texto alguns exemplos) - "E dizia a agulha", "A linha não respondia nada", "A agulha vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando"
d) Ironia - (Retire do texto alguns exemplos) - "Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura.", "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!"
A) O título do texto de Machado de Assis possui o nome "A agulha e a linha" por se tratar dos dois principais personagens da historinha.
B) O foco narrativo desta história está na terceira pessoa, como podemos observar em: ""Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha".
O narrador é observador, que não participa da história.
C) A personificação pode ser encontrada em: "E dizia a agulha". Ou seja, a agulha nesta figura de linguagem pôde falar com o novelo de linha, como se eles estivessem dentro de um diálogo, o que não é possível, literalmente.
A personificação é uma figura de linguagem na qual atribuímos sentimentos ou outras qualidades para objetos inanimados ou sem vida.
D) Um exemplo de ironia está em: "Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!"
A ironia é um tipo de figura de linguagem que é usada para se referir algo que seja extremamente o oposto, de maneira proposital.
mais em brainly.com.br/tarefa/37641426