A aplicação dos conceitos de ergonomia e segurança no trabalho, visa prevenir acidentes e doenças, transformando um trabalho salubre, em um trabalho mais produtivo e eficiente. De fato, para a engenharia é indispensável a cultura prevencionista, onde você preserva a vida do seu colaborador, bem como promove a diferença no sistema produtivo (SILVA, 2019).
Soluções para a tarefa
Resposta:
1,2 e 3
Explicação:
Livro.
Resposta:
I,II e III
Explicação:
Definições
O que realmente são acidentes e doenças do trabalho? Para responder a esta pergunta, gostaríamos de
destacar três legislações importantes na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST):
• Lei Federal 8.080, de 19 de setembro de 1990, regula as ações e serviços de saúde, incluindo a saúde dos trabalhadores; visa promover, proteger, recuperar e reabilitar a saúde dos trabalhadores; estabelece que deverá ser elaborada uma listagem oficial de doenças originadas do processo de trabalho, que deve ser atualizada constantemente.
• Lei Federal 8.213, de 24 de julho de 1991, define o que é um acidente do trabalho e o que os empregadores precisam fazer quanto ao acidente; estabelece a obrigatoriedade da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
• Decreto Federal 3.048, de 6 de maio de 1999, em seu Anexo II traz uma lista de agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho.