a) apenas Lorena. b) Leonardo e Lorena. c) apenas Amanda. d) Leonardo e Amanda. E.2) As bússolas são muito utilizadas até hoje, principalmente por praticantes de esportes de aventura ou endur pé. Esse dispositivo funciona graças a um pequeno imã que é usado como ponteiro e está dividido em polo norte polo sul. Geralmente, o polo norte de uma bússola é a parte do ponteiro que é pintada de vermelho e aponta, obviamente, o Polo Norte geográfico. Na Física, a explicação para o funcionamento de uma bússola pode ser dada porque as linhas de campo magnétic Terra se orientam a) do polo Sul magnético ao polo Leste magnético. b) do polo Norte magnético ao polo Sul magnético. c) na direção perpendicular ao eixo da Terra, ou seja, sempre paralelo à linha do Equador. d) na direção oblíqua ao eixo da Terra, ou seja, oblíqua à linha do Equador. E.3) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Soluções para a tarefa
1) Dentre as teorias apresentadas apresentadas, somente Amanda estava correta, alternava C.
Como funciona uma bússola?
Uma bússola sempre apontará para o polo sul magnético da Terra, e o contato com eletricidade pode até, momentaneamente, desviar sua orientação dependendo da forma como isso acontece, entretanto, isso não causaria qualquer tipo de dano permanente ao equipamento.
Tendo isso em mente, somente nos resta a teoria de Amanda, que diz que a agulha magnética poderia ter se desprendido de seu apoio, fazendo com que ela não conseguisse mais se mover livremente.
2) A explicação para o funcionamento da bússola é dada dessa forma devido as linhas do campo magnético da Terra se orientarem do polo Norte magnético ao polo Sul magnético, alternativa B.
Mais sobre os polos terrestres
Nosso planeta, devido a sua composição interna com a presença de metais, apresenta um campo magnético que sai do polo Norte e ser direcionam ao polo Sul. As bússolas, por conterem um ímã, são influenciadas por esse campo, e consequentemente, acabam apontando sempre para o nosso polo Norte geográfico.
Você pode ter notado que falei sobre polo Norte magnético e depois do polo Norte geográfico, e o motivo disso é o fato de que o que nós consideramos geograficamente como Norte na verdade é o polo Sul, no quesito magnético.
3) Considerando as barras da imagem anexa, podemos entender que somente as barras CD e EF são ímãs, alternativa B.
Entendendo o magnetismo
Quando aproximamos barras de metal, se elas estiverem magnetizadas podem acontecer dois cenários: atração, ou repulsão, sendo o primeiro caso verdadeiro se os polos aproximados forem opostos e o segundo caso os polos sejam iguais. Caso uma barra magnetizada entre em contato que não esteja, sempre ocorrerá atração, independentemente do polo, como nos primeiros dois casos.
Sendo assim, entendendo que nos dos primeiros casos houve atração, sabemos que uma das duas barras não é um ímã, enquanto que no segundo caso, podemos ver que ambas são um ímã, sendo assim, AB e EF são ímãs, e CD não é.
Aprenda mais sobre magnetismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/29295901
Acredito que o enunciado completo para o exercício 1 seja:
"Em “Você Verá”, Luiz Vilela valoriza os animais. Por exemplo, no conto “Quando fiz sete anos”, ele lembra de uma bússola estragada, e de como voou “como um alegre pássaro da manhã”, ao ir para casa, doido para abrir o embrulho onde estava uma bússola estragada, que ganhara do avô.
Mas, por que a bússola estava estragada? Alguns candidatos aos cursos da UEMG fizeram algumas hipóteses para responder a essa pergunta:
Leonardo:um fio solto fez com que o contato elétrico da bússola estragasse e, por isso, a bússola deixou de funcionar.
Lorena:o Polo Norte da agulha da bússola apontava para o Polo Norte geográfico, e isto estava errado, pois ele deveria apontar para o Polo Sul geográfico, pois um Polo Norte é atraído por um Polo Sul.
Amanda:a agulha magnética poderia ter se desprendido de seu apoio, e não estava girando livremente para se orientar, segundo o campo magnético da Terra."
#SPJ1