a) Ao observa as imagens e ler os textos, o que podemos afirma sobre o início da Era Vargas?
b) Na fonte 5, por que Getúlio Vargas tenta se equilibrar em uma corda? Por que a crítica em relação à constituição?
c) Com base no cartaz Paulista do período da Revolução Constitucionalista (fonte 6), responda: quais eram os motivos para acusar o governo de ser ditatorial?
????
Soluções para a tarefa
a) O início do governo Vargas foi marcado pelo autoritarismo e consequente centralização do poder. Isso acarretou no enfraquecimento da influência oligárquica. Além disso desenvolveu a Intentona Comunista, em que tinha poder de trocar governantes e dissolver o parlamento.
b) Na fonte 5, Getúlio Vargas está na corda bamba porque a Constituição prometida antes das eleições e elaborada em 1891 era vista como uma piada, palhaçada. O documento não concedia os direitos ao povo e ainda ampliava o poder do governo.
c) Os motivos para acusar o governo de ser ditatorial é o desarmamento dos coronéis, direitos de Vargas nomear governadores que quisesse, centralizou poder, além de dissolver o Congresso Nacional.
Bons estudos!
Resposta:
A "C" na verdade é a "D''
Explicação:
resposta da C no livro:
C) Explique o processo que levou Vargas ao poder, com o tenentismo e o movimento político-militar de 1930.
R: A chegada de Getúlio Vargas ao poder ocorreu em 1930, depois de um conturbado processo eleitoral. O início de seu governo representa a ruptura com os acordos estabelecidos pela elite agrária brasileira desde o final do século XIX, pondo fim à República Velha