Psicologia, perguntado por jakellynebrasileiro, 9 meses atrás

A antropologia tem em seu significado a definição do seu objeto de estudo: “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento), ou seja, é a ciência que busca estudar / conhecer o homem em seus mais peculiares, especialmente, o que diz respeito à cultura. Por isso, podemos encontrar relatos de valor antropológico desde a antiguidade clássica, nos escritos de autores gregos e romanos, mas foi somente no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações humanas.​ VALENCIANO, Tiago; AGUIAR, Gilson Costa de. Fundamentos sociológicos e antropológicos da Educação. Maringá-PR:UniCesumar, 2018. Sobre a Antropologia, escreva um texto dissertativo sobre quais foram os principais acontecimentos do Século XVIII que contribuíram para o surgimento da antropologia e destaque as áreas de divisão da Antropologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por ajuda013
12

Resposta:

Ciência Social: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

Ciência Humana: volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc.

Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.

Conceituação

Hoebel e Frost definem a antropologia como \u201ca ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística\u201d.

A antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?

Objeto de estudo

Como ciência do biológico e do cultural, a antropologia tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras.

O objeto da antropologia engloba as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais. Interessa-se, preferencialmente, pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.

Assim, a antropologia se interessa por entender e explicar as diferenças e semelhanças, por exemplo, entre brancos e negros; línguas diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio etc.

Na ausência de laboratórios para proceder a seus estudos o antropólogo lança mão da pesquisa de campo utilizando a observação de situações peculiares.

Objetivo da Antropologia

E bastante amplo. Visa o homem como expressão global \u2013 biopsicocultural \u2013, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e particularmente da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.

Divisões do Campo da Antropologia

São vários os campos de estudos da Antropologia:

Antropologia Física: estuda a natureza física ou biológica do homem, procurando conhecer suas origens e evolução, sua estrutura anatômica, seus processos fisiológicos e as diferentes características raciais das populações humanas, antigas e modernas. Ela se divide em: Paleontologia Humana (palaios, antigo; onto, ser; logos, estudo); Somatologia (Soma, corpo humano; logos, estudo); Raciologia (raça, etnia; logos, estudo); Antropometria (anthropos, homem; logos, estudo); Estudos Comparativos do Crescimento: recentemente, os somatólogos ampliaram seu campo de estudo, no sentido de conhecer as diferenças grupais relacionadas aos índices de crescimento e a outros aspectos correlatos: alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual etc.

Explicação:

Perguntas interessantes