A antropologia possibilita múltiplos olhares sobre a educação, as relações étnico-raciais e a formação docente. Sobre isso, assinale as afirmativas corretas. I. A compreensão das relações étnico-raciais na escola depende de uma discussão, reflexão e análise feita com parte da comunidade acadêmica, uma vez que as famílias discutem esse tema cada uma à sua maneira, sem influência do que acontece nos espaços escolares. II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizada (e aí a antropologia da educação contribui de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos. III. A formação docente inicial, hoje, é suficiente para os professores adquirirem conhecimentos teóricos e práticos, além de oportunizar a eles o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências estratégicas. IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
Soluções para a tarefa
Resposta: II e IV são corretas
Explicação:
II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizado (e aí a antropologia da Educação dá sua contribuição de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos, sem o que não se concretizará uma educação antirracista e contra qualquer tipo de preconceito.
IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas salas de aula. Isso porque a escola é um microcosmo da sociedade: o que acontece no espaço escolar é reflexo do que acontece fora.