A Antropologia passou por dois momentos distintos na construção de suas principais teorias. Em um primeiro momento, a Antropologia foi resultado da análise de documentos dos viajantes, seus diários e descrições das experiências vividas com os povos não europeus. Posteriormente, na pesquisa participativa, os estudos foram marcados pela convivência dos antropólogos com a população investigada. O resultado das duas formas de investigação apresentaram conceitos diferentes sobre a população que era o objeto de estudo.
A respeito da diferença entre a pesquisa de análise de documentos e a pesquisa participativa na Antropologia, avalie as afirmações a seguir:
I. A pesquisa participativa acaba por permitir o conhecimento do comportamento, dos valores e organização dos povos através da alteridade. O pesquisador se coloca no lugar do ser humano investigado em meio a sua comunidade.
II. A pesquisa participativa fundamenta-se na observação, mas também, na imersão do investigador na cultura pesquisada, buscando entender a associação entre o comportamento e valores sociais.
III. A pesquisa fundada na análise dos documentos dos viajantes, aqueles que tiveram contato com os povos não europeus, acabava por distanciar o pesquisador de seu objeto de estudo e gerar conceitos preconceituosos e generalistas sobre a civilização estudada.
IV. A pesquisa fundada na análise de documentos era mais fiel aos fatos, pois não havia o envolvimento do pesquisador com a população estudada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
|, || e |||
Perguntas interessantes
Sociologia,
3 meses atrás
Ed. Física,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás