A Antropologia Filosófica de Edith Stein compreende a pessoa humana a partir de três dimensões constitutivas, que se encontram imbricadas em nossa identidade. Assinale a alternativa correta em relação à Antropologia de Stein.
Escolha uma:
a. O conceito de “espírito”, para Stein, possui conotação religiosa.
b. Nenhuma das anteriores.
c. O conceito de “alma”, no arcabouço de Stein, traduz e congrega as realidades do entendimento, dos valores e da vontade.
d. Para Stein, há uma universalidade na identidade humana, visto que todos os seres humanos possuem a mesma estrutura antropológica.
e. A pessoa humana é divisível em três partes constitutivas: corporeidade, psique e espírito. Elas podem ser analisadas e contempladas separadamente.
Soluções para a tarefa
A Antropologia Filosófica de Edith Stein compreende a pessoa humana a partir de três dimensões constitutivas: a corporeidade, a psique e o espírito.
c. correto. O conceito de “alma”, no arcabouço de Stein, traduz e congrega as realidades do entendimento, dos valores e da vontade.
Em Stein o conceito de alma está na estrutura de uma psique específica da pessoa humana, que é apreendida como uma psique unida e modificada pelo espírito e, ao mesmo tempo, vinculada à corporeidade.
O que é propriamente psíquico na pessoa, é identificado como estados e qualidades de um eu real, que se manifestam em diferentes vivências ou se constituem como vivências propriamente fundantes.
Através das vivências fundantes, que são aquelas que podem servir de fundamento para vivências próprias da dimensão espiritual, que podemos identificar um sentimento específico e refletir sobre seu significado, elaborando um juízo e posicionando-se diante dele.
São valores objetivos e subjetivos que no contato com a realidade das pessoas ou coisas, provocam em nós uma reação espontânea, seja prazer, desprazer e que remete a um significado valorativo, como útil, perigoso, constitutivo e característico do próprio objeto ou próprio de uma pessoa.
Bons estudos!