A Antropologia é o lugar, dentro do espaço das ciências, para pensar a diferença e o antropólogo é aquele que se interessa pelo Outro. O projeto de construir uma ciência que tenha a diversidade como objeto de investigação iniciou na segunda metade do século XIX e se consolidou no transcorrer do séc. XX. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que:
Na busca de compreender o mundo do outro, o antropólogo é aquele que, para fazer este movimento, necessita defender de forma veemente sua própria identidade. Em síntese, o antropólogo deve conseguir interpretar o mundo do outro preservando a neutralidade e a defesa irrestrita da sua própria cultura.
A Antropologia do século XX construiu uma resposta crítica à Antropologia do século XIX, especialmente à escola evolucionista, que almejava reconstituir a história dos povos humanos para explicar como alguns tinham chegado ao “estado de civilização” enquanto outros permaneciam em “estágios” anteriores de “selvageria” ou “barbárie”.
Ao conviver com os nativos e lhes conceder a palavra sobre si mesmos, a Antropologia do século XX foi se tornando cada vez mais etnocêntrica, ou seja, o discurso sobre o Outro – que é a Antropologia – continuou centrado na sociedade do pesquisador, apesar da vivência do antropólogo nas comunidades por ele estudadas.
A sequência que preenche corretamente os parênteses é:
F-F-V
V-V-V
F-V-F
V-F-F
F-F-F
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: FFV
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás