A antropologia cartesiana considera o dualismo a concepção explicativa para a constituição humana. Isso quer dizer que o ser humano é, a um só tempo, composto por duas substâncias. São elas:
(a) Substância pensante e substância intensa
(b) Substância imaginante e substância inextensa
(c) Substância pensante e substância extensa
(d) Substância infinita e substância finita
Soluções para a tarefa
Sobre o dualismo da concepção cartesiana na constituição humana:
(c) Substância pensante e substância extensa
O eu pensante é o ponto de apoio e fundamento da ciência de Descartes. Assim, Descartes cria um dualismo: há o eu pensante, a alma (imperfeita, finita e dependente) e a extensão, o corpo (substância que não pensa, extensa, imperfeita, finita e dependente).
É através do pensamento que se chega à realidade exterior. O mundo externo ligado ao sensível é fonte de enganos. Se puder ser estabelecida alguma forma de concordância entre as idéias do sujeito e o mundo exterior, esse acordo acontecerá a partir da hegemonia do sujeito pensante.
Bons estudos!
Responda:
(1) Ao estar mergulhado na dúvida hiperbólica, Descartes chega a uma intuição intelectual que se lhe apresentou como uma primeira certeza: o “cogito cartesiano”. Ora, essa certeza flui da conclusão de que embora ele possa estar enganado sobre tudo ao seu redor, ele precisa ser algo para ser enganado, afinal o engano se concretiza na dimensão da cognição de um sujeito. Que frase expressa mais adequadamente essa conclusão?
(a) Engano-me, logo existo
(b) Luto, logo sou
(c) Penso, logo existo
(d) Sou, logo penso
(2) A crença na realidade ou não dos universais foi um ponto de grande discussão na história da filosofia. Aqueles que admitem uma existência de fato, colocando os universais como independentemente dos objetos, são:
(a) Universalistas
(b) Materialistas
(c) Realistas
(d) Nominalistas
(3) Entre os títulos traduzidos para o clássico “Discurso do Método”, de René Descartes, há um que diz que é um “discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade”. Nesse texto, o filósofo racionalista aponta alguns procedimentos que poderão orientar a nossa capacidade racional numa via segura especulativa. Esses procedimentos são chamados de “regras”. São elas, exceto:
(a) Regra da evidência, regra da análise e regra da síntese
(b) Regra da evidência, regra da análise e regra da distinção
(c) Regra da síntese, regra da enumeração e regra da análise
(d) Regra da síntese, regra da enumeração e regra da evidência
(4) A antropologia cartesiana considera o dualismo a concepção explicativa para a constituição humana. Isso quer dizer que o ser humano é, a um só tempo, composto por duas substâncias. São elas:
(a) Substância pensante e substância intensa
(b) Substância imaginante e substância inextensa
(c) Substância pensante e substância extensa
(d) Substância infinita e substância finita
(5) Corrente filosófico-metafísica que compreendia que os universais eram apenas “nomes”, destituídos de facticidade objetiva. O que existem são as substâncias particulares, os objetos ou coisas, o que resta são meramente “flatus vocis”. Que corrente filosófica defende esse ponto?
(a) Realismo
(b) Intuicionismo
(c) Escolasticismo
(d) Nominalismo
(6) Nas “Meditações Metafísicas”, Descartes sugere que a melhor forma de se estabelecer um conhecimento seguro é questionando os seus fundamentos. Aqueles conhecimentos sobre os quais possa incidir a menor dúvida, deveria, em seu conceber, ser rejeitados. Em sua meditação inicial, Descartes diz que “não é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez”. Acerca de qual tipo de conhecimento esse filósofo estava tratando nesta frase?
(a) Dos conhecimentos que nos vêm pela via da razão
(b) Dos conhecimentos que nos vêm pela via dos sentidos
(c) Dos conhecimentos que nos vêm pela via da imaginação
(d) Dos conhecimentos que nos vêm pela via da intelecção
(7) Nas universidades medievais europeias, a tentativa de conciliação entre a fé e as exigências da especulação filosófica, especialmente a razão platônica e, sobretudo, a aristotélica, produziu um método que acabou se transformando num movimento. Que movimento foi esse?
(a) Aristotelismo
(b) Escolasticismo
(c) Racionalismo
(d) Medievalismo
(8) O critério usado no método cartesiano para se chegar a verdade passa por duas condições básicas. São elas:
(a) Certeza e percepção
(b) Clareza e intuição
(c) Certeza e distinção
(d) Clareza e distinção
(9) A regra que determina conduzir, através da ordem, o pensamento a partir de condições e objetos mais simples até estruturas mais complexas e/ou compostas, é denominada de:
(a) Regra da síntese
(b) Regra de enumeração
(c) Regra de evidência
(d) Regra da análise
(10) Quando a dúvida é generalizada, assumindo um caráter hiperbólico, Descartes se utiliza das hipóteses do deus enganador e do gênio maligno, o qual “impõe toda a sua indústria para o enganar”, para tentar questionar e até fragilizar tipos específicos de conhecimento. Que tipo de conhecimento era alvo da hipótese do deus enganador?
(a) Os conhecimentos das ciências exatas
(b) Os conhecimentos da epistemologia filosófica
(c) Os conhecimentos das ciências experimentais
(d) Os conhecimentos das ciências naturais