"A antítese utopia-realidade - uma balança que sempre se aproxima e se afasta do equilíbrio, jamais atingindo-o completamente - é uma antítese fundamental que se revela em muitas formas de pensamento. Os dois métodos de abordagem - a tendência a ignorar o que foi e o que é, e a tendência a deduzir o que deveria ser partindo do que foi e do que é - determinam atitudes opostas com relação a todo problema político. "É uma eterna disputa", como argumenta Sorei, "entre os que imaginam o mundo de modo a adaptá-lo à sua política, e os que elaboram sua política de modo a adaptá-la às realidades do mundo".
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos da disciplina Teoria das Relações Internacionais, analise as afirmações abaixo sobre o realismo de Edward Carr e depois assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:
I. Para Carr utopia e realidade são duas faces da ciência política, de modo que o autor não descarta completamente a perspectiva utópica por conter em sua essência a possibilidade de transformação da realidade social.
II. Carr defende que o modelo analítico ideal consiste naquele que estabelece um equilíbrio completo entre utopia e realidade, uma vez que o realista completo aceita a sequência dos fatos sem ser capaz de modificar a realidade.
III. A crítica de Carr à abordagem liberal nas relações internacionais se volta ao caráter essencialmente utópico dessa teoria, que tende a entender que a prática está fundamentada na teoria.
IV. A importância do realismo está em sua análise calcada em padrões éticos que permitem leituras mais consistentes das relações internacionais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:todas as respostas estao corretas com excessao da 4
Explicação:voce pode verificar a minha resposta no livro teoria das relaçoes internacionais nas paginas 38/39
Respondido por
8
As afirmativas corretas são: 1, 2 e 3.
Para Edward Carr a utopia, bem como a realidade, são diferentes faces da ciência política, onde a utopia não é descartada como meio para o alcance da transformação social.
Assim, o modelo correto e analítico compreende aquele que apresenta um equilíbrio completo e balanceado entre a utopia e a realidade, ao invés de extinguir um parâmetro ou outro, mas sim, englobando e levando em consideração ambos.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás