A antiguidade revela os primeiros registros sobre o tratamento dado às pessoas com deficiência na sociedade. Recorrer à história é um dos caminhos para a compreensão de práticas que vivenciamos e de conceitos utilizados nos dias atuais. Com base nos conceitos estabelecidos pelas antigas civilizações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os egípcios foram o primeiro povo a respeitar as pessoas com deficiência e a estudar fórmulas para tratamento.
II. Os gregos e romanos, mesmo cultuando o ideal de beleza física e preparando os soldados para as batalhas, protegiam as crianças nascidas com deficiência, pois acreditavam ser este um dom vindo dos deuses.
III. A Igreja Cristã cumpria uma função caritativa e proibia o extermínio de crianças nascidas deficientes.
IV. Os burgueses acreditavam que as crianças nascidas com deficiência eram vítimas de possessões demoníacas e bruxaria. Assim, orientavam o extermínio e o abandono.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
c)
As afirmativas II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
d)
As afirmativas I e III estão corretas.
e)
A afirmativa IV está correta.
2)
No decorrer da história da pessoa com deficiência na sociedade, a função caritativa da igreja foi aos poucos substituída por instituições filantrópicas. Inicialmente, o modelo revelava três tipos de instituições organizadas com objetivos voltados para as pessoas com deficiência e doentes mentais.
Assinale a alternativa que aponta corretamente quais eram essas instituições.
Alternativas:
a)
Asilos, escolas e oficinas.
Alternativa assinalada
b)
Clínicas médicas, escolas especializadas, sanatórios.
c)
Asilos, escolas especializadas e oficinas de estimulação precoce.
d)
Escolas, oficinas de preparação para o trabalho e espaços de evangelização.
e)
Sanatórios, espaços de evangelização e clínicas médicas.
3)
A história da educação especial acompanha a própria história da humanidade. Passamos por períodos de eliminação e exclusão de pessoas que destoavam do padrão de normalidade da época até os movimentos que buscavam a garantia dos direitos do cidadão por meio da integração nos ambientes sociais. Especificamente no Brasil, esses movimentos ganharam força com:
Alternativas:
a)
a influência das ações de inclusão desenvolvidas em outros países.
Alternativa assinalada
b)
a determinação do governo, a partir da década de 1960, de que toda criança com deficiência deveria receber atendimento e obrigatoriamente estudar em escolas regulares.
c)
A criação de instituições especializadas, no século XIX, que se preparavam para atender esse público nas escolas regulares.
d)
O atendimento clínico, que defendia a interação social para o desenvolvimento das crianças com deficiência.
e)
A ditadura militar, que presava pelos movimentos sociais de valorização do sujeito e defesa da liberdade e respeito ao cidadão.
4)
"Todos os valores são necessários para o desenvolvimento educacional inclusivo, mas cinco – igualdade, participação, comunidade, respeito pela diversidade e sustentabilidade – são os que mais podem contribuir no estabelecimento de estruturas, procedimentos e atividades inclusivas na escola" (BOOTH; AINSCOW, 2012, p.22).
Fonte: BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. 2012. Disponível em: < http://www.lapeade.com.br/publicacoes/documentos/i...> . Acesso em: 03 fev. 2018.
A inclusão é uma abordagem baseada em princípios ao desenvolvimento da educação e da sociedade. Está ligada à participação democrática no âmbito da educação e além dele. As escolas estão buscando desenvolver uma cultura inclusiva. Portanto, pode-se afirmar que:
I. Uma escola inclusiva insere as crianças com deficiência em sala de aula, garante a integração social e entende que as adaptações e os recursos são responsabilidade da família.
II. Na escola inclusiva, funcionários e pais/responsáveis colaboram e trabalham junto com os gestores. Funcionários e crianças se respeitam.
III. Na escola inclusiva, as comunidades locais desenvolvem-se mutuamente e os funcionários relacionam o que acontece na escola com a vida das crianças em casa.
IV. A escola inclusiva, estabelece e desenvolve valores inclusivos, que são compartilhados. Encoraja o respeito a todos os direitos humanos, onde inclusão é entendida como a ampliação da participação de todos e as crianças são igualmente valorizadas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
b)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
c)
As afirmativas II e IV estão corretas.
d)
As afirmativas I e III estão corretas.
e)
As afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
questão 2- B
questão 3- A
questão 4- C
1) Alternativa correta: d) As afirmativas I e III estão corretas
Certamente, a antiguidade revela os primeiros registros sobre como foi o tratamento dado às pessoas com deficiência na sociedade.
O primeiro povo a respeitar as pessoas com deficiência e a estudar fórmulas para tratamento, foram os egípcios. Nessa época, muitos dos egipcios eram ou ficaram cegos, por tanto eles se dedicaram a estudar o tratamento para essa deficiência.
No caso contrario, os gregos e romanos cultuando o ideal de beleza física e preparando os soldados para as batalhas, eles mataram aqueles que sofreram de alguma deficiência.
Com o surgimento da Igreja Cristã, foi proibido o extermínio de crianças nascidas deficientes, apoiados pelos burgueses.
Nota: É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas