A ansiedade é um quadro emocional representado por sintomas que remetem ao medo, à inquietude, ao temor e à preocupação, envolvendo alterações comportamentais, psicofisiológicas e cognitivas, que estão relacionadas aos níveis de alguns hormônios e neurotransmissores, dentre eles a noradrenalina, a serotonina, a dopamina, a glicina, o cortisol e os neuropeptídios. A figura a seguir apresenta a estrutura química do cortisol, um dos hormônios relacionados à ansiedade.
A vida moderna apresenta uma quantidade consideravelmente maior de situações estressantes que podem levar a alterações fisiológicas, tais como:
A- aumento da liberação de serotonina na fenda sináptica.
B- elevação das sensações de bem-estar e relaxamento provocadas pelo aumento da liberação de dopamina e serotonina.
C- diminuição da atividade fisiológica do cortisol, hormônio que possui 7 carbonos quirais na sua estrutura molecular.
D- aumento da frequência cardíaca, dos níveis de glicose no sangue e da pressão arterial.
E- redução da secreção dos hormônios adrenalina e noradrenalina, pela região medular das glândulas suprarrenais.
Soluções para a tarefa
➯ Com relação às situações estressantes e alterações fisiológicas decorrentes, a resposta é: aumento da frequência cardíaca, dos níveis de glicose no sangue e da pressão arterial (Alternativa D).
⠀
Em situações de estresse ocorre a ativação do sistema nervoso simpático, que está relacionado com "luta ou fuga".
⠀
Ocorre aumento na produção de adrenalina, noradrenalina e cortisol. As alterações fisiológicas estão relacionadas com o aumento a produção de energia.
⠀
Aumenta a força de contração do coração, diminui a insulina, aumenta o glucagon, aumenta a produção e liberação de glicose no sangue, gera ansiedade, insônia, etc.
⠀
Além disso, também ocorre diminuição do neurotransmissor serotonina na fenda sináptica, que influencia no humor do indivíduo (a pessoa se sente menos feliz).
⠀
Portanto, a letra D está correta.
⠀
Questão relacionada:
https://brainly.com.br/tarefa/50380939