Lógica, perguntado por torivivi123, 3 meses atrás

A anemia falciforme se originou na África? Se sim, por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por X4voss0o
1

Resposta:Cientistas acreditam que, em algum momento da história, houve uma mutação genética em pessoas de uma população africana que morava numa região afetada pela malária. Foi nesse momento que os genes foram alterados e passaram a causar a anemia falciforme.

Explicação:

Respondido por glaucrivellari
1

Resposta:

A anemia falciforme é resultado da alteração de um gene responsável pela hemoglobina, ocorrida provavelmente na África.

Acredita-se que as pessoas com traço falciforme são mais protegidas contra a malária, doença transmitida pelo mosquito anofelino, que injeta um parasita no organismo humano ao picá-lo. No seu percurso pelo corpo, o parasita invade células vermelhas.

Cientistas acreditam que, em algum momento da história, houve uma mutação genética em pessoas de uma população africana que morava numa região afetada pela malária. Foi nesse momento que os genes foram alterados e passaram a causar a anemia falciforme.

Como certas pessoas que tinham o gene defeituoso também eram mais protegidas contra a malária, passaram a sobreviver indivíduos com as duas características: "à prova de malária" e portadores do gene da anemia falciforme. Essas características passaram a ser transmitidas de geração a geração.

Perguntas interessantes