A análise SWOT serve para auxiliar na tomada de decisões de uma organização. A partir da matriz SWOT, é possível obter um estudo completo sobre a empresa, o que diminui os riscos no momento em que a organização pretende tomar novos rumos, como inserir-se em novos mercados, lançar um novo bem ou serviço para os consumidores ou elaborar novas estratégias de marketing. Nesse sentido, a análise SWOT é composta por quatro elementos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Explique cada um desses quatro elementos trazendo exemplos do dia a dia empresarial para embasar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
* FORÇAS: São as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio. Podem dizer respeito também aos elementos internos que beneficiam o seu empreendimento ou fatores que estão sob o seu controle – que você consegue, por exemplo, decidir se mantém ou não. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são:
Quais são as minhas melhores atividades/produtos/serviços?
Qual é a minha maior vantagem competitiva?
O quão felizes meus clientes estão?
*OPORTUNIDADES: Nada mais são do que forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas – desde que sejam reais e possuam embasamento em pesquisas ou estudos.Além disso, elas podem surgir a qualquer momento, e o ideal é que você esteja preparado! Estamos falando de eventos como uma parceria com o seu concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, mudanças na política econômica do governo, novas leis, etc.
*FRAQUEZAS: São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa. Essa etapa exige muita sinceridade por parte do realizador da análise SWOT, afinal, é preciso identificar esses, digamos, “defeitos” do seu negócio para que o método faça sentido. As fraquezas encontradas, então, precisam ser examinadas e observadas de forma individual. Assim, será possível resolver os problemas que elas estão gerando. Caso não seja possível solucioná-los a curto prazo, o recomendado é tentar ao menos reduzir seus efeitos ou contorná-los, para que eles estejam mais próximos de ser uma força do que uma fraqueza. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são:
Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim?
Meus funcionários são os ideais para esse trabalho?
Por que meus clientes não estão engajados?
*AMEAÇAS: São o contrário das oportunidades: forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Do que você tem medo? Se isso acontecer realmente, já sabe o que fazer? É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo. Exemplos: Escassez de mão de obra; Catástrofes naturais; Roubo de dados; Novos e melhores concorrentes, entre outros.
A análise de SWOT é uma forma de auxiliar a empresa a desenvolver melhor suas tomadas de decisões.
Análise de SWOT
A análise de SWOT é uma ferramenta empresarial que é utilizada como uma forma de auxílio para a tomada de decisões. A partir dessa análise, podemos ter um panorama completo da empresa o que vai ajudar a diminuir os riscos que ela corre ao ser implantada em um determinado lugar.
A sigla ''SWOT'' refere-se aos elementos dessa ferramenta, onde cada um desses elementos significa:
- Forças (S): Representa os elementos internos que ajudam a empresa a crescer cada vez mais. Como por exemplo treinamentos oferecidos pela empresa, com o objetivo de tornar os colaboradores mais produtivos
- Oportunidades (O): Os elementos externos que podem favorecer ou não o desenvolvimento da empresa. Como por exemplo uma oportunidade de contrato que as empresas podem ter
- Fraquezas (W): Elementos internos e externos que podem fazer a empresa diminuir seu ritmo de produtividade. Como por exemplo falta de treinamento que a empresa deve oferecer
- Ameaças (T): Tudo aquilo que pode fazer a empresa falir. Como por exemplo a falta de uma boa administração, que impede a empresa de saber o quanto gastaram e o quanto de lucro entrou.
Para saber mais sobre análise de SWOT, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22601197
#SPJ2