A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração. Não há executivo de grande empresa que não a conheça. Mas a ferramenta ainda é pouco conhecida - e consequentemente pouco usada - por quem tem empresas de menor porte. A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa. Conforme a figura a seguir.
Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá. Unicesumar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva.
Resposta:
A- Pontos fortes: Qualidade nos produtos e serviço, Gestão profissionalizadas, Resistencia dos funcionários as mudanças, Equipe treinada e qualificada.
Pontos Fracos: Falta de processo interno bem definido, Equipamentos sem manutenção.
B- Oportunidades: Falência de empresas concorrentes, Crescimento dos produtos online.
Ameaça: Alta inflação e taxa de juros, Instabilidade política e econômica, Redução do poder aquisitivo dos consumidores.
C- Para alcançar o sucesso se deve dar atenção para o aprimoramento dos pontos fracos, focar nas oportunidades e tomar muita cautela com as ameaças e futuramente se preparar para elas tomando devida cautela.
Explicação:
Não sei se está correto !