A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. Assinale a alternativa que define corretamente o princípio ‘governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado’.
A Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos).
B Quando, por exemplo, o preço da uva aumenta, as pessoas tendem a comer outras frutas em razão de seu alto custo. Ao mesmo tempo, produtores de uva decidem contratar mais pessoas e aumentar a área destinada à produção desse alimento, pois o benefício para a sua venda aumentou.
C Predominam hoje, mundialmente, as economias cujas decisões são descentralizadas (característica das economias capitalistas de mercado), em que milhões de consumidores e de empresas interagem com base em interesses próprios, orientados pelos preços. As economias dos países comunistas, que operavam fundamentadas em decisões centralmente planificadas, entraram em colapso, representando uma importante mudança nas últimas décadas a nível mundial.
D Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
letra D espero ter ajudado
Respondido por
7
Segundo a questão, a alternativa D) é a correta.
O estado em si atrapalha qualquer forma de desenvolvimento, quando ocorre uma intervenção estatal que trás benefícios, significa falar que a intervenção ocorreu na diminuição de outras intervenções do estado.
O estado não deve intervir na economia, porém, se por acaso houver de fato um aumento absurdo no preço de qualquer tipo de bem ou serviço, provavelmente foi algo fomentado pelo estado
É comum que haja de conflito de interesses entre estado e empresas, geralmente as grandes, pois as empresas visam o máximo de lucro, não todas, mas boa parte delas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes