A análise institucional é iniciada com a compreensão do que é uma instituição, para depois compreender suas relações e diálogos com sujeitos sociais ou expressos de poder. Nesse sentido, as instituições sociais, no contexto definido pelo Movimento Institucionalista, ultrapassam as corporações, empresas ou órgãos do estado. Assinale a alternativa que expresse uma das possibilidades interpretativas das instituições utilizadas pelas leituras do Serviço Social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
Instituições são formas de expressão social, como a língua, condutas e organizações financeiras e políticas.
Explicação:
As instituições podem ser definidas como formas sociais, que reproduzem ou estruturam determinadas ações, com objetivos específicos na organização da sociedade da qual faz parte, como a língua, condutas sociais, ritos, a família, e também instituições burocráticas, como as estatais, financeiras, etc.
Assim, uma instituição pode ser uma estrutura organizacional, administrativa ou produtiva, como um departamento de trânsito, uma prefeitura municipal ou uma empresa, respectivamente, mas ainda estruturas simbólicas de organização social, como as famílias ou um sistema linguístico. Considerando as formas não simbólicas, as instituições podem ser públicas, privadas e do terceiro setor.
Assim, definições que não contemplam as duas formas sociais possíveis, simbólicas e não simbólicas, privilegiando as formas burocráticas, por exemplo, não correspondem à definição completa das instituições. Da mesma forma, pensamentos e expressões pessoais, individuais, não são formas sociais — embora se caracterizem como expressões sociais.