Sociologia, perguntado por sigmundfrid, 9 meses atrás

A análise do processo de conhecimento nas ciências sociais, pois, mostra que o que está em marcha é um complexo intercâmbio no qual ciência e realidade, razão e história, estão reciprocamente referidos, determinados, acumpliciados. O cientista não é mera mediação que se põe inocente, na trama das relações entre o pensamento e o real. Não pode ser indiferente nem imune, seja às condições, seja às implicações de sua reflexão. Encontra-se no princípio, no fim e na travessia. Na perspectiva dialética, essa cumplicidade é plenamente assumida, de tal maneira que o pensamento se põe e repõe, todo o tempo, como prático-teórico, ou melhor ainda, prático-crítico".

De acordo com Ianni, podemos perceber que o cientista social não pode estar indiferente da realidade, isto é, a perspectiva dialética coloca no centro da ciência o real. É justamente nesses termos, que encontramos as características da Sociologia de Florestan Fernandes, como um intelectual "orgânico" preocupado com os anseios dos povos subalternos.

Tomando como referência os indicativos acima, avalie as afirmativas a seguir:

I – Florestan Fernandes é um dos expoentes do reformismo político e econômico no Brasil e da crítica social, onde analisou a atual fase do colonialismo e do capitalismo dependente;

II – Para Florestan Fernandes, o intelectual brasileiro deve se colocar a serviço do povo na produção de uma consciência de si próprio, uma consciência que o faça conhecer sua condição, os processos históricos que levaram o povo brasileiro à sua condição de dependente e de superexplorado;

III – Essa consciência, segundo Florestan Fernandes, pode desencadear uma revolução que conduza a nação à uma ordem social democrática e um Estado que tenha fundamento na dominação da maioria;

IV – Florestan Fernandes almejava a fundação de um Estado verdadeiramente democrático e neoliberal, em que o trabalho e o empresário brasileiro fossem verdadeiramente livres para produzir os excedentes e as riquezas da nação, conduzindo o Brasil a uma maior autonomia no capitalismo internacional.
Resposta:II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por jorginaarruda22
2

Resposta:

Explicação:

Respondido por Guimasf
2

Para Florestan Fernandes, o intelectual deve se colocar a serviço do povo e assim, levar a uma consciência que promoverá a instauração do regime democrático no Brasil. II e III estão corretas.

Florestan Fernandes

Analisou a democracia restrita no Brasil e afirmava que a implementação da democracia de participação ampliada necessita da intensificação da participação dos trabalhadores na política e na vida pública. Se faz necessária a mobilização do proletariado, dos despossuídos e oprimidos. Essa seria a única forma que permitiria o florescimento da democracia.  

Para o autor, a democracia está impregnada do sentido de classe (existem outras compreensões de democracia). Deveria haver a repartição do poder e inserção legítima da luta de classes no espaço político. O que ocorre no Brasil seria uma democracia burguesa, uma simulação da democracia, que pretende a manutenção do poder e privilégios burgueses.

Leia sobre Desigualdade Social: https://brainly.com.br/tarefa/39015458

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes