Português, perguntado por miguivale7, 4 meses atrás

A Análise do Discurso de linha francesa recusa a informacionalidade e representação do mundo/verdade como características essenciais e primordiais da linguagem, posto que a produção de sentidos nos textos relaciona os elementos linguísticos à sua exterioridade discursiva, considerando as relações de poder entre as posições-sujeito em seu funcionamento e as determinações ideológicas que ancoram as formações discursivas por trás dos textos. Assim sendo, os sentidos produzidos nos textos vão muito além da sua literalidade lexical e estão marcados pela sua historicidade na memória enunciativo-discursiva. Portanto, é ilusão acreditar que a linguagem simplesmente “informa”, representa de maneira neutra uma verdade que está fora dela, no mundo.
Desse modo, não se pode deixar de enfatizar aquelas que foram as influências teóricas pontuais para a constituição das balizas epistemológicas da AD (cf. MAINGUENEAU, 1997 e ORLANDI, 2007a). Dentre elas, destaca-se a influência da linguística estrutural. A AD, mesmo reconhecendo na linguística saussuriana o ponto de origem da ciência linguística, direciona a ela algumas críticas.
Marque a alternativa que corretamente explicita essas críticas.
a. Não considera que a história tem sua materialidade e opacidade, o homem faz a história, mas ela não lhe é transparente.
b. Não se apoia na ideia de que é o sujeito que se coloca como tendo sua opacidade – ele não é transparente nem para si mesmo, nem para os outros. A constituição da subjetividade está inteiramente relacionada com a alteridade – o Outro.
c. Não dá conta da semântica discursiva e de suas condições sociohistóricas de produção e constituição.
d. Apoia-se em análises linguísticas que relacionam ideologia e condições de produção do discurso.
e. Considera para a análise linguística apenas a formação discursiva, deixando de lado as formações ideológicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por xmaggiemarquesx
0

Sobre a linguística estrutural e a análise de discurso, sabe-se que foram feitas críticas sobre a fraca semântica discursiva e as suas condições sociohistóricas de constituição e produção. Portanto, a opção C é a correta.

Características da Análise de Discurso

  • Está integrada no campo da comunicação, sendo uma prática da linguística que tem como função realizar a análise da estrutura de um texto para que por meio disso haja a compreensão das construções ideológicas que foram colocadas neste.
  • Para se analisar um discurso deve-se atentar-se em alguns elementos como sujeito, ideologia, condições de produção, efeitos de sentido, memória discursiva, entre outros.

Entenda mais sobre a Análise de Discurso aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/48345349

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes