A analise detalhada dos conflitos e as lutas pela terra nas regiões rurais brasileiras e seus desdobramentos..
Soluções para a tarefa
Com base no enunciado acima, podemos entender que:
A partir da segunda metade da década de 1990, após a fase de reestruturação e modernização da produção agrícola, as questões econômicas relacionadas a esses conflitos ganharam maior grau de complexidade.
Podemos notar que nos últimos anos grande parte do motivo dessas disputas se deu em função do aumento das demandas sociais criadas com a crise econômica da década de 1980, da modernização do setor agrícola, assim como, a falta de regulamentação e fiscalização na distribuição de terras no país.
Entre os principais conflitos no início do século XX estão:Canudos e Contestado, estando diretamente voltados para uma questão de luta pela terra.
Na década de 1960, surgiu com maior intensidade a discussão sobre a necessidade de reforma agrária no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste que sofriam mais com a concentração fundiária. No mesmo período, seguiu-se a criação da Organização das Ligas Camponesas e outros conflitos, como em Trombas e Formoso, em Goiás (das décadas de 1950 e 1960).