A análise de riscos é uma ação ou documento onde os riscos presentes no ambiente de trabalho serão identificados e analisados. A análise de riscos pode tanto usar avaliações quantitativas ou qualitativas. O tipo a ser usado deverá levar em conta o objetivo final da análise de risco. A análise do que o risco exige para ser saneado, é o que definirá quem pode elaborar o Mapa de Risco. Dado as assertivas abaixo, qual é a verdadeira?
Soluções para a tarefa
Com relação à análise de riscos, a análise qualitativo de riscos deverá sempre ser realizada pela CIPA, enquanto a quantitativa deverá ser realizada por profissionais capacitados e que apresentem conhecimento avançado em relação aos equipamentos analisados (alternativa D).
Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos
A análise qualitativa de riscos é a análise que realiza a classificação do risco eminente através da coleta de dados escritos (narrados), buscando verificar a intensidade inserida em um risco eminente com as probabilidades dele realmente acontecer.
Já a análise quantitativa de riscos realiza a classificação do risco através dos valores numéricos representativas relacionados às consequências e probabilidades do risco realmente acontecer.
A análise quantitativa de risco é baseada em:
- Analisar e implantar os dados coletados previamente por uma análise qualitativa;
- Criar um banco de dados que auxilie na acompanhamento da evolução de riscos prováveis e ocorridos;
- Desenvolver a metodologia de cálculo que será implementada durante a análise quantitativa de risco.
As alternativas apresentadas pelo exercício são:
- A - Uma análise de risco sem avaliações qualitativas pode ser elaborada pela CIPA ou por qualquer outra pessoa que saiba realizá-la e uma análise de risco quantitativa, ou seja, que tenha avaliações quantitativas dos agentes ambientais (exemplo: ruído, iluminação, etc.) deve ser elaborada por profissional com profundo conhecimento nos equipamentos utilizados na avaliação.
- B - Uma análise de risco com avaliações qualitativas pode ser elaborada pela Brigada de incêndio e uma análise de risco quantitativa, ou seja, que tenha avaliações quantitativas dos agentes ambientais (exemplo: ruído, iluminação, etc.) deve ser elaborada pelo setor operacional.
- C - Uma análise de risco sem avaliações qualitativas pode ser elaborada pelo próprio RH da empresa ou por qualquer outra pessoa que saiba realizá-la e uma análise de risco quantitativa, ou seja, que tenha avaliações quantitativas dos agentes ambientais (exemplo: ruído, iluminação, etc.) deve ser elaborada pela CIPA.
- D - Uma análise de risco com avaliações qualitativas pode ser elaborada pela CIPA ou por qualquer outra pessoa que saiba realizá-la e uma análise de risco quantitativa, ou seja, que tenha avaliações quantitativas dos agentes ambientais (exemplo: ruído, iluminação, etc.) não deve ser elaborada por profissional com profundo conhecimento nos equipamentos utilizados na avaliação.
- E - Uma análise de risco com avaliações qualitativas pode ser definida no Plano de emergência evacuação do empresa elaborada pela CIPA ou por qualquer outra pessoa que saiba realizá-la e uma análise de risco quantitativa, ou seja, que tenha avaliações quantitativas dos agentes ambientais (exemplo: ruído, iluminação, etc.) deve ser elaborada por profissional com profundo conhecimento nos equipamentos utilizados na avaliação.
Conheça mais sobre Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/49850022
#SPJ4