A análise de custo-volume-lucro é eficiente para auxiliar os empresários a fazerem gestão de seus custos em curto prazo. Por meio de suas análises, é possível atingir metas de lucratividades, precificação de forma eficaz, políticas de descontos e decidir qual volume produzir para não ter prejuízos. Diante disso, é possível verificar que a análise demonstra os efeitos da mudança na lucratividade da entidade. Por exemplo, os gestores precisam conhecer como uma alteração salarial do gerente da fábrica influenciará nos resultados das empresas, a análise e tomada de decisão será mais assertiva por meio dos dados disponibilizados pela análise custo-volume-lucro (WERNKE, 2008). Você é o gestor de um empreendimento e deseja verificar se o seu faturamento considerado para a determinação do volume de vendas está sendo suficiente para cobrir, além dos custos e despesas, os gastos. Foram determinados os custos e despesas fixos anuais que esse empreendimento apresentou, levando em consideração a estrutura desejada, conforme exposto a seguir: Por meio do demonstrativo de resultados da empresa, você deve dizer: - Quantas unidades e qual deveria ser a receita que o seu empreendimento deveria produzir para atingir o ponto de equilíbrio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A empresa necessita produzir 278 unidades de produtos médios por ano para cobrir os custos e despesas fixas anuais. Consoante demonstração do cálculo, que de acordo com Martins (2010) é apresentado com a seguinte fórmula:
Explicação:
A receita de vendas deverá ser no valor de R$ 482.357,80 para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, a empresa não apresenta lucro nem prejuízo se alcançar esse montante de receita, apenas cobre seus custos e despesas fixas e variáveis (LEONE, 2009).
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
A empresa necessita produzir 278 unidades de produtos médios por ano para cobrir os custos e despesas fixas anuais. Consoante demonstração do cálculo, que de acordo com Martins (2010) é apresentado com a seguinte fórmula:A receita de vendas deverá ser no valor de R$ 482.357,80 para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, a empresa não apresenta lucro nem prejuízo se alcançar esse montante de receita, apenas cobre seus custos e despesas fixas e variáveis (LEONE, 2009).