A análise das estruturas organizacionais deve servir para realizar ajustes, melhorias ou manter o que está bom dentro de uma empresa. Neste Desafio, imagine que você é proprietário de uma loja de presentes que apresenta as características listadas na tabela a seguir: Os itens acima foram considerados como causadores de impacto no resultado a empresa. A partir disso, defina ações para aproveitar as oportunidades, superar as ameaças, potencializar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos.
Soluções para a tarefa
1º) Realizar o constante monitoramento dos ambientes interno e externo:
Isso pode ser feito com a ajuda da ferramenta de Planejamento Estratégico conhecida como Análise SWOT (ou FOFA), que analisa os Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças que cercam o empreendimento.
2) Mapear a concorrência:
Principalmente no que diz respeito à operacionalização dos processos diários mais comuns, como o atendimento ao cliente e vendas.
3) Buscar por diferenciais competitivos:
Esses diferenciais competitivos geram valor para os clientes e deixam a empresa bem conceituada no mercado em que atua. Como exemplo de diferencial competitivo, podemos citar: atendimento de excelência e melhoria contínua dos produtos e serviços ofertados aos consumidores.
Sonhe, mas trabalhe duro!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Ação para potencializar os pontos fortes
Empresa reconhecida: criar uma campanha de marketing que valorize esse quesito: uma empresa de confiança.
Colaboradores jovens e dinâmicos: criar um prêmio, para toda a equipe, caso consigam bater a meta da loja. Assim, valoriza-se o esforço de todos, bem como se estimula o espírito de equipe.
Controle de custos: verificar se existe algum sistema mais eficiente do que o já utilizado.
Controles automatizados: vale a mesma ação para o controle de custos. Buscar um sistema mais eficiente e acessível para o orçamento da empresa.
Ação para melhorar os pontos fracos
Pouca diversificação: buscar novos fornecedores que tenham novos produtos.
Alta rotatividade e desconhecimento: realizar treinamento sobre os produtos e fazer uma pesquisa sobre o motivo da rotatividade, a fim de agir a partir do problema (baixo salário? Horário incompatível com outras atividades? Problema de chefia?).
Custos elevados: negociar contrato de longo prazo com fornecedor ou pesquisar transportadoras com frete mais barato para entrega. Pesquisar local para estoque cujo custo seja menor ou trabalhar com estoques pequenos, que custam menos.
Pouco controles: aumentar os controles. Caso seja adquirido um novo sistema de controle automatizado, mais eficiente do que o já utilizado, escolher um que possibilite incluir novos controles.
Ação para aproveitar as oportunidades
Mercado estável: realizar promoção para retenção de clientes e valorizar os clientes fiéis. Isso também contribui para superar a ameaça de ter muitas alternativas de compra.
Fornecedores leais: fazer contratos de longo prazo que possa valorizar a parceria e baratear os custos.
Empresas concorrentes não tradicionais: campanha de marketing que valorize o quesito empresa de confiança que está há "x" tempo no mercado.
Economia favorável: estímulo ao consumo, por isso é preciso fazer com que a minha eque valorize a marca da empresa junto com a campanha de fidelização dos clientes.
Ação para superar as ameaças
Clientes exigentes: a busca de um novo fornecedor pode deve trazer novos produtos (melhores, de melhor qualidade e com inovações). Uma campanha de fidelização do cliente pode ser eficiente contra a concorrência, pois permitirá à empresa conhecer mais sobre seus clientes e, assim, aumentar a capacidade de atender às suas expectativas.
Poucos fornecedores: buscar novos, com produtos diferentes, a fim de aumentar sua rede, mas mantendo a característica de formar parcerias.
Concorrência acirrada: valorizar o diferencial da empresa, a tradição no negócio e confiança. Valorizar os clientes fiéis e buscar fidelizar novos. Novos produtos atrairão os clientes. Ainda, colaboradores bem treinados conseguirão oferecer melhores opções.
Impostos elevados: informar-se com o contador sobre a existência de outra composição societária em que se pague menos impostos e outro regime tributário. Verificar se parte dos impostos podem ser investidos em marketing por meio de patrocínios culturais de artistas locais, assim a empresa se diferencia entre a concorrência do bairro e pode ser uma ação para os clientes fiéis.
Explicação: