A análise das demonstrações financeiras interpreta os números do Balanço Patrimonial e DRE e, desta forma, têm o objetivo de explicar os dados de uma empresa para tomada de decisão e captar linhas de financiamento bancário. Apesar desse conjunto de demonstrações apresentar de forma clara a situação da organização em um determinado período, é comum ocorrer problemas gerenciais na empresa e com seus credores.
De que forma a análise das demonstrações financeiras pode ajudar na gestão de uma empresa e em sua análise de risco?
Quais são essas análises? Cite exemplos de indicadores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.
Para desenvolver o seu trabalho, o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas. Além disso, deve estar muito bem informado sobre as mudanças no mercado financeiro.
Explicação:
Situação financeira: apresentada pelos Índices de Liquidez (medem a capacidade da empresa em honrar seus compromissos) e pelos Índices de Endividamento (mostram as grandes linhas de decisões financeiras, em termos de origens e aplicações de recursos);
Situação econômica: apresentada pelos Índices de Rentabilidade (mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos) e pelos Índices de Atividade (mede a velocidade com que as contas do Ativo Circulante são convertidas em vendas ou interferem nas disponibilidades).