A análise das condições de saúde-doença de uma população pode ser realizada a partir de diferentes referenciais metodológicos. A especificidade de cada um deles decorreria do conceito atribuído a esse processo, da identificação e relação estabelecidas entre os fatores considerados intervenientes ou determinantes, levando em conta ou não as características peculiares da vida. IDE, C. A. C.; CHAVES, E. C. A questão da determinação do processo saúde-doença. Rev. Esc. Enf. USP , São Paulo, v. 24, n. 1, p. 163-167, abr. 1990. A compreensão sobre saúde e doença é relevante para promover uma atenção à saúde condizente e que atenda as reais necessidades. Assinale a alternativa que melhor descreve a determinação social do processo saúde-doença.
A) O processo de determinação social da saúde-doença lida com questões sociais que ocorrem na lógica da história natural das doenças.
B) Aspectos correlacionados aos modos produtivos, ou seja, as formas que o homem intervém em seu meio e com os outros não tem relevância no processo de determinação social da saúde e doença.
C) A determinação social está vinculada no estabelecimento dos determinantes de saúde, que se configuram como marcadores biológicos e bioquímicos.
D)O processo saúde-doença é determinado pela produção e reprodução social, que faz surgir determinantes de saúde que podem ser compreendidos como condições de moradia, saneamento, alimentação, lazer e condições de acesso a bens e serviços.
E) Os determinantes de saúde se estabelecem nas relações sociais configuradas na estreita relação entre fatores biológicos e a construção do ser clínico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D. O processo saúde doença é determinado pela produção e reprodução social, que faz surgir determinantes de saúde que podem ser compreendidos como condições de moradia, saneamento, alimentação, lazer e condições de acesso a bens e serviços.
Explicação:
O processo saúde-doença é determinado pela produção e reprodução social, envolve a interação entre os determinantes de saúde, como as condições ambientais, nutricionais, de lazer, de acesso à bens e serviços, também de fatores biológicos, físicos e químicos (alternativa D).
Desigualdade e saúde
As pessoas que vivem em condições de maior vulnerabilidade tendem a terem menos acesso à saúde, consequentemente também sofrem mais com problemas de saúde e com a falta de resolução deles, é por isso que falar de saúde também envolve fala de condições sociais.
Venha estudar mais sobre a indicadores sociais na saúde
https://brainly.com.br/tarefa/51466986
#SPJ2