A analise da agua de uma lagoa revelou a existência de duas camadas com composições químicas diferentes como mostra o desenho a seguir indique o numero de oxidação do mitrogenio em cada uma das camadas da lagoa e apresente a razao pela qual alguns elementos exibem diferença de Nox entre as camadas
Soluções para a tarefa
Na lagoa apresentada existem duas camadas de água: uma que está próxima da superfície (tem contato com o ar atmosférico), que recebe maior incidência de luz solar e contém água morna; e a camada profunda, que apresenta água fria e está distante da superfície onde há abundância de ar.
Na camada superior o composto nitrogenado é NO₃⁻. Já na camada profunda os compostos nitrogenados são NH₃ e NH₄⁺.
O número de oxidação (Nox) do nitrogênio em cada um destes compostos pode ser calculado por:
NO₃⁻: x + 2 . 3 = 1 ; x + 6 = 1 ; x = 1 - 6 ; x = -5 é o Nox do nitrogênio em NO₃⁻
NH₃: x + 1 . 3 = 0 ; x + 3 = 0 ; x = -3 é o Nox do nitrogênio em NH₃.
NH₄⁺: x + 1 . 4 = 1 ; x + 4 = 1 ; x = 1 - 4 ; x = -3 é o Nox do nitrogênio em NH₄⁺.
A razão pela qual alguns elementos exibem diferença de Nox é a quantidade de oxigênio presente entre as camadas, o que influencia a quantidade de oxigênio presente nos compostos.
Na camada superior o composto nitrogenado (NO₃⁻) apresenta três átomos de oxigênio e o nitrogênio tem Nox = -5. Já os compostos nitrogenados da camada inferior (NH₃ e NH₄⁺) não apresentam nenhum átomo de oxigênio e os nitrogênios tem Nox = -3, devido à distância da superfície, onde há abundância do gás oxigênio.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!