a) Analise a escravidao índígena na América.
b) Relacione escravidão africana com tráfico transatlântico de negros.
c) Por que a violência serviu de base para os senhores? Dê exemplos de violência praticada na escravidão.
d) Defina as formas de resistência à escravidão.
preciso urgente para amanhã me ajudemm pfvr
Soluções para a tarefa
a) A escravidão foi implantada aqui na década de 1530, quando os portugueses iniciaram a ocupação sistemática da América Portuguesa, por meio da ocupação das Capitanias Hereditárias. A princípio, no dito Período Pré-Colonial, a relação de trabalho existente foi a do escambo, em que os indígenas trabalhavam com a exploração do pau-brasil.
Com a ocupação sistemática do território e a implantação de um sistema econômico que necessitava de grande número de trabalhadores braçais, os portugueses viram a necessidade de adquirir trabalhadores escravos. O primeiro grupo disponível para isso foram os indígenas, e a escravização indígena foi utilizada, em alta escala, em todo o continente americano, não somente na América Portuguesa
b) nas partes central e ocidental do continente, são vendidos por outros africanos ocidentais para os comerciantes de escravos da Europa Ocidental ou capturados diretamente pelos europeus.
processo de captura e transporte de povos indígenas para os navios.O número total de mortes africanas diretamente atribuíveis à viagens do período chamado de "Passagem Média" é estimado em até dois milhões; um olhar mais amplo em africanos mortos diretamente atribuíveis à instituição da escravidão entre 1500 e 1900 sugere até quatro milhões de mortes de africanos.
c) servia de base para os senhores porque eles comandava os escravo a servir os seus desejos qualquer desobediência fazeria A violência na parte estrutural do sistema escravista, sendo respaldada pelo aparelho repressor e legal do Estado. A livre circulação dos cativos, por exemplo, sofria inúmeras restrições nas fazendas de café. Qualquer escravo encontrado à noite ou a qualquer hora do dia fora dos limites da propriedade, sem licença escrita do senhor ou membro de sua família, recebia de 25 a 50 açoites.
d) A RESISTÊNCIA As péssimas condições de vida levaram as resistências a escravidão, sabotagem ao trabalho e da produção, quebra das máquinas e ferramentas, ataques aos senhores, locais de fuga e reunião dos escravos fugitivos, os quilombos .