A amortização, a depreciação e a exaustão são contas redutoras do ativo; logo, possuem natureza contrária ao ativo, sendo, portanto, de natureza credora. Sua função é reduzir valores de determinadas contas, a fim de demonstrarem a real situação patrimonial da entidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
ovo Tanto a amortização quanto a depreciação e a exaustão tratam das perda de valor dos bens, tangíveis e intangíveis, com base em sua utilização, ação do tempo, dentre outros fatores.
ovo A amortização dos bens intangíveis só ocorre em bens que possuam vida útil, como o Goodwill.
ovo Existem várias maneiras autorizadas pela legislação vigente de se calcular a depreciação dos bens, dentre elas, tem-se o método das quotas constantes.
ovo A exaustão acontece sobre os bens aplicados a explorações minerais ou florestais, por exemplo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
F, V, F, V.
b.
V, V, V, V.
c.
V, F, V, F.
d.
F, F, V, V.
e.
V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a opção b: V,V,V,V.
Explicação:
Resposta correta. A amortização, a depreciação e a exaustão têm o mesmo sentido: demonstrar a perda de valor do bem diante de seu uso. No entanto, existem algumas diferenças que precisam ser observadas. A depreciação ocorre nos bens tangíveis que possuem um desgaste mais “natural”, como é o caso de máquinas, móveis e utensílios, veículos, dentre outros. Existem algumas maneiras de se calcular tal depreciação, dentre elas o método das quotas constantes. A amortização, por sua vez, calcula a perda do valor em bens intangíveis, como é o caso do Goodwill. Por fim, a exaustão demonstra a perda de valor em bens aplicados na exploração de minerais ou florestais, em contas do ativo imobilizado que demonstrem direitos, nas quais os objetos sejam tais minerais ou florestais.