Química, perguntado por lucasmmaciel, 8 meses atrás

A amônia é uma substância química no estado físico liquefeito, com composição NH3. É um gás tóxico e agressivo, incolor, sem sensibilidade à luz e com um odor pungente. Também é conhecida comercialmente por Amônia Anidra, subsistindo no estado líquido sob baixas temperaturas ou pressões relativamente altas. Atualmente, a amônia está presente nas áreas industriais, comerciais e residenciais. Na indústria, é utilizada basicamente em três segmentos: matéria–prima no processamento químico de fertilizantes, na área de refrigeração e na área metalúrgica para a geração de ambientes redutores. Segundo a NR-15, norma nacional de segurança e medicina do trabalho, o limite de tolerância do funcionário à amônia é de 20 ppm ou 8,22x10-7 mol/L, para uma jornada de até 48h/semanais.

Segundo o texto, 20 ppm é 20 partes por milhão de NH3, isto é, 20 moléculas de NH3(g) para cada milhão de moléculas de ar. O ar de uma indústria foi borbulhado em uma solução contendo 100 mL 0,0105 mol/L de HCl. O NH3 reage com HCl como a seguir:

NH3(aq) + HCl(aq) → NH4Cl(aq) (equação balanceada!)

Depois de borbulhar o ar na solução ácida por 100 minutos a uma vazão de 10,0 L/minuto, o ácido foi titulado. O ácido restante precisou de 13,1 mL de NaOH 0,0588 mol/L para atingir o ponto de equivalência.

(a) Quantos gramas de NH3 foram borbulhados na solução ácida?

(b) Qual a concentração, em ppm, de NH3 presente no ar? Dados: o ar tem densidade de 1,20 g/L e massa molar média de 29,0 g/mol nas condições do experimento.

(c) Essa indústria está em conformidade com a legislação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por codercronic
0

Resposta:conseguiu???

Explicação:


lucasmmaciel: ainda não
codercronic: Putz
Perguntas interessantes