Filosofia, perguntado por richnascim200, 8 meses atrás

A amizade é um tipo de amor, que os Gregos denominavam de filia. Segundo eles, havia sete

formas básicas de amor.

Fale sobre cada uma delas, distinguido entre primárias e secundárias.​

Soluções para a tarefa

Respondido por serafimj402
3

Resposta:

1 - Ágape (Άγάπη)

significa “Amor” no grego moderno. A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os escritores da Bíblia.

2 - Eros (Έρως)

remete à palavra grega moderna “Érotas”, com a sua significação de “Amor romântico". Entretanto, eros não necessariamente evoca uma natureza sexual, embora muitas vezes esteja associado ao desejo, à atração física, ao prazer e ao sexo propriamente dito. O eros pode ser interpretado como um amor a quem se ama mais do que o amor de philos, podendo também se aplicar a definição de relacionamentos afetivos propriamente ditos.

3 - Philia (Φιλία)

"Amizade” no grego moderno, indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. É descrito como o amor entre amigos e irmãos. Foi desenvolvido conceitualmente por Aristóteles, a incluir a lealdade aos amigos e à comunidade e requerendo igualdade e familiaridade.

4 - Philos (Φίλος)

"Confiabilidade", "Amado" ou "Querido", amicabilidade e lealdade baseada na confiança. Descreve o amor amical e companhia amiga, um tipo de amizade no valor caracteristicamente grego profundamente enraizado no conceito de reciprocidade, pela troca de favores e apoio, com um senso íntimo de respeito um para o outro, tendo atitudes amigáveis e confiáveis de companheiro/parceiro.

5 - Storge (Στοργή)

“Afeição” do grego moderno. É usada para indicar a afeição natural como aquela que os pais sentem pela prole. É considerado o mais benéfico dos afetos. Acontece especialmente na família, entre seus membros. Normalmente é caracterizada como o amor dos pais aos filhos e outros membros do núcleo familiar. É o tipo de amor que nasce naturalmente, muitas vezes biologicamente e diferentemente de philia e eros, em que o amor aparece de formas circunstanciais.

6 - Filautia (Φιλαυτία)

"Amor-próprio", sinônimo de egoísmo. Se refere a uma atitude mental positiva e se engaja no autocuidado, autorreconhecimento e auto-visibilidade (ou auto-consciência). Isto não é um senso de vaidade, mas uma consciência e aceitação de quem você realmente é, mostrando-se compaixão em tempos mais escuros. egoísmo. Os gregos dividiram ainda mais esse amor em positivo e negativo: um na versão doentia é o amor auto-obcecado e o outro é o conceito de auto-compaixão.

7 - Ludus (Λυδός)

"Jogo", amor lúdico, desejo de querer ou almejar se divertir um com o outro, fazer atividades em ambientes fechados e ao ar livre, provocar, saciar e fazer brincadeiras inofensivas um com o outro. A aquisição de amor e atenção em si pode fazer parte do jogo. A afeição entre jovens amantes, a paquera, provocação compulsória/impulsiva e euforia infantil/instintiva de estar em um novo relacionamento é parte e parcela dessa forma de amor.

Pronto espero em ter ajudado ❤️

Perguntas interessantes