A Amazônia legal é composta por oito estados (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins) e parte do estado do Maranhão, os quais totalizam cerca de vinte milhões de habitantes com um perfil progressivamente urbano (60% da população da Amazônia legal), caracterizado por um crescimento vegetativo de sua população e no qual as migrações são intrarregionais, flutuando de zonas rurais para as urbanas e rural-rural, sendo este último uma resposta à conversão de novas áreas para pastagem e grãos, como, por exemplo, Rondônia-Roraima e Rondônia-Amazonas.
FERREIRA, M. et SALATI. Forças de transformação do ecossistema amazônico. Estudos Avançados 19 (54), 2005, p. 27. Adaptado.
2. (Ufpa 2016) De acordo com o texto, a referida área representa: *
a) território dinâmico sob o aspecto social e econômico.
b) ambiente para exploração irrestrita dos recursos naturais.
c) região com elevada suscetibilidade aos eventos extremos.
d) conjunto de estados que optaram pelo desenvolvimento sustentável.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
É apresentado no texto informações sociais, demográficas e econômicas da Amazônia Legal. Infelizmente, estão entre os fatores de desmatamento do ecossistema amazônico, o avanço da mineração, agropecuária, transportes e migrações.
A Amazônia Legal compreende a área formada por nove estados brasileiros localizados na bacia Amazônica. A área foi definida através de uma lei federal a partir da reunião de regiões que possuam características semelhantes.
Essas características envolvem o clima, a vegetação, o relevo e a diversidade biológica.
Sua definição ocorreu com o objetivo de alcançar a melhoria do desenvolvimento socioeconômico da região amazônica. E a área consiste em uma representação de um território dinâmico no contexto social e econômico.
Saiba mais sobre a Amazônia Legal em: https://brainly.com.br/tarefa/22996157
Bons estudos!