Biologia, perguntado por biafurtado09, 10 meses atrás

A altura de uma certa espécie de planta é determinada por dois pares de genes A e B e seus respectivos alelos a e b. Os alelos A e B apresentam efeito aditivo e, quando presentes, cada alelo acrescenta à planta 20 cm. As plantas mais baixas possuem apenas 80 cm de altura. Cruzando-se plantas AB/ab x ab/ab, um agricultor obteve 18 sementes. Sabendo-se que esses genes apresentam 12 Unidades Morgan de distância entre eles, se todas as sementes germinarem, quantas plantas podem atingir pelo menos 1 m de altura?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusoc
10

Resposta:

10,08 Plantas

Explicação:

Olá! A resolução completa encontra-se em anexo .

Basicamente, por se tratar de uma questão que envolve herança quantitativa, deve-se construir uma tabela que apresente o número de alelos dominantes correspondente a altura da planta. Sendo assim, a questão fornece que as menores plantas, ou seja, aquelas com 0 alelos dominantes (aabb) apresentam a altura de 80cm. A partir daí basta somar 20 cm a cada alelo dominante adicionado, ficando com a tabela exposta no lado esquerdo da foto.

A questão fala que há um cruzamento entre os seguintes indivíduos: AaBb (di-híbrido) e aabb. Sendo assim, deve-se tirar os gametas de cada um e realizar o cruzamento. Obtém-se, após o cruzamentos, 4 genótipos:

AaBb (120cm-2 alelos dominantes)

Aabb (100cm- 1 alelo dominante)

aaBb (100cm- 1 alelo dominante)

aabb (80cm-0 alelos dominantes)

É importante recordar que o cruzamento não segue a 2ª lei de Mendel, afinal, tarta-se de um caso de linkage ou ligação gênica. Agora, é importante definir as porcentagens que cada genótipo vai aparecer.

No início da questão, foi dito que o di-híbrido era Cis (AB/ab) e que a distância entre os alelos A e B é de 12 Unidades Morgan.

Recordo que, em um caso de Ligação gênica, existirão 2 grupos de indivíduos: parentais (apresentam os alelos do di-híbrido conforme sua localização no cromossomo) e recombinantes. A % de indivíduos recombinantes(r) é numericamente igual a distância entre A e B, logo, a porcentagem de recombinantes(Aabb e aaBb) é de 12%, enquanto há 88% de parentais(AaBb e aabb).

Diante disso, o enunciado pergunta quantas plantas germinarão com no mínimo 1m de altura. Sabemos que dos 4 genótipos, apenas 3 fornecem plantas com no minimo 1 m (100cm) de altura. AaBb(44%) + Aabb(6%) + aaBb(6%). Logo a porcentagem dos indivíduos com no mínimo 1m de altura é de 56%.  Faz-se uma regra de 3 com o número total de sementes germinadas.

18 - 100%

x  - 56%

100x=1008

x=10,08 plantas

Anexos:
Perguntas interessantes