História, perguntado por MeResponda4483, 11 meses atrás

A Alta Idade Média caracterizou-se pela formação e consolidação do feudalismo, sistema que entraria em decadência a partir da Baixa Idade Média, quando as invasões dos povos bárbaros cessaram e as novas tecnologias agrícolas permitiram o aumento da produtividade no campo. Como o aumento da produtividade afetou o sistema feudal?

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizvicy
295
O aumento da produtividade resultou em excedentes que passaram a ser vendidos entre feudos e posteriormente fora dos feudos em feiras o que criou pequenos centros urbanos fora do feudo, os burgos, o que auxiliou no processo de descentralização do feudo..
Respondido por eduardospagnolo
2

Durante a Alta Idade Média consolidou-se um sistema político e social conhecido como feudalismo, onde tinha como base a sociedade de castas e a produção agrícola. Com o aumento da produção, durante a Baixa Idade Média, em razão de novas técnicas agrícolas, houve uma quebra das bases feudalistas, pois novas classes e interesses foram surgindo.

Fim do Feudalismo

O sistema feudal era baseado na sociedade de castas, ou seja, era formado por grupos sociais que tinham sua definição ao nascimento, portanto, se nasceu servo, iria morrer sendo servo. Também tinha como base um sistema exclusivamente rural e agrário.

Com o aumento da produtividade, afetou diretamente o sistema feudal, principalmente pela volta do comércio e do retorno das cidades, onde impulsionou a fuga das terras dos senhores feudais, onde nas novas cidades, os chamados "burgos" poderiam ter mais liberdade, mesmo com todas as adversidades.

A economia da Europa deixou de ser exclusivamente agrária e a sociedade foi se abrindo mais, deixando de ser estamental, marcando assim o final do sistema feudal.

Saiba mais sobre "Fim do Feudalismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1407223

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes