A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. Esta publicação é mais uma contribuição do Ministério da Saúde para a materialização desse direito. Destina-se à capacitação técnica dos diversos profissionais que atuam no campo da alimentação infantil, principalmente os profissionais nutricionistas e as Equipes de Saúde da Família (MINISTERIO DA SAUDE, 2019). " De qual documento trata-se o trecho?
Soluções para a tarefa
Esse trecho trata-se do "Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos", uma iniciativa do Ministério da Saúde, que trata da alimentação e nutrição adequada para desenvolvimento das crianças.
A importância da Alimentação e Nutrição adequadas na primeira infância
Nos primeiros dois anos de vida, a amamentação salva vidas, protege as crianças de doenças, estimula o desenvolvimento do cérebro e garante às crianças uma fonte de alimento segura e nutritiva.
A UNICEF e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês comecem a amamentar dentro de uma hora após o nascimento, sejam amamentados exclusivamente nos primeiros seis meses e continuem a amamentar até os 2 anos de idade ou mais.
Aos 6 meses de idade, as crianças precisam começar a comer seus primeiros alimentos. As crianças pequenas devem ser alimentadas com frequência e em quantidades adequadas ao longo do dia, e suas refeições devem ser ricas em nutrientes e compostas por uma variedade de grupos de alimentos. Os cuidadores devem preparar e alimentar as refeições com as mãos e pratos limpos e interagir com a criança para responder aos sinais de fome.
O que, quando e como as crianças comem é mais importante antes dos 2 anos do que em qualquer outro momento da vida. No entanto, hoje, muitos bebês e crianças pequenas não estão recebendo a nutrição de que precisam para sobreviver e prosperar.
Mais sobre nutrição em:
https://brainly.com.br/tarefa/53466926
#SPJ4