A Alienação, de Eduardo Galeano (excerto)
Em meus anos moços, fui caixa de banco. Recordo, entre os clientes, um fabricante de camisas. O gerente do banco renovava suas promissórias só por piedade. O pobre camiseiro vivia em perpétua soçobra. Suas camisas não eram ruins, mas ninguém as comprava.
Certa noite, o camiseiro foi visitado por um anjo. Ao amanhecer, quando despertou, estava iluminado. Levantou-se de um salto. A primeira coisa que fez foi trocar o nome de sua empresa, que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima, patriótico nome cuja sigla é U.S.A. A segunda coisa que fez foi pregar nos colarinhos de suas camisetas uma etiqueta que dizia, e não mentia: Made in U.S.A. A terceira coisa que fez foi vender camisas feito louco. E a quarta coisa que fez foi pagar o que devia e ganhar muito dinheiro. (...)
.
1. Que relações podem ser feitas para explicar a escolha do título do texto?
2. No texto podemos identificar um trecho que expressa ironia. Identifique essa passagem. E seguida, explique o efeito de sentido provocado por esse recurso no texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
1) Podemos fazer a relação que no título quando fala “A Alienação” está relacionando as pessoas que se encontram alienas em achar que a marca é melhor que o produto.
2) “A primeira coisa que fez foi trocar o nome de sua empresa, que passou a se chamar Uruguai Sociedade Anônima, patriótico nome cuja sigla é U.S.A. A segunda coisa que fez foi pregar nos colarinhos de suas camisetas uma etiqueta que dizia, e não mentia: “Made in U.S.A.”. No trecho ele teve a “brilhante ideia” de colocar o nome da sua marca com as mesmas siglas dos EUA, ou seja, aquelas pessoas que vem a ser alienados por marcas, compraram feito loucas pelo simples fato de pensarem que aquela marca era algo mais reconhecível e melhor.
Explicação:
Perguntas interessantes