A aliança entre o rei e a Igreja
Em algumas regiões da Europa, a formação e/ou consolidação dos Estados centralizados – as chamadas Monarquias Nacionais – deveu-se muito à aliança firmada entre os reis e a Igreja Católica. Um dos locais onde essa aliança se tornou evidente foi na Península Ibérica, área em que estão localizados atualmente Portugal e Espanha.
Em 711, quase toda a Península Ibérica caiu sob o domínio muçulmano. Os cristãos que haviam sido expulsos de suas terras, e estavam refugiados ao norte da península, iniciaram ações militares visando retomar o território perdido. Esse processo – conhecido como Reconquista – foi muito lento e se estendeu por quase oitocentos anos. Os mapas desta página ajudam a compreender como isso aconteceu. A retomada dos territórios pelos cristãos ao longo do tempo possibilitou o surgimento de novos condados e reinos e a ampliação dos já existentes, como o Condado Portucalense, que viria a se tornar Portugal, e os reinos de Leão, Aragão e Castela, que atualmente fazem parte da Espanha.
Em meados do século XV, depois de muitas guerras, a Península Ibérica passou a ter outra configuração geopolítica. Os muçulmanos dominavam apenas o Reino de Granada, ao sul.
Por que era importante a aliança entre o Rei e a Igreja?
pfvvvvv
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:Para o rei ter mais poder
Explicação:pois na epoca quem comendava era o clero.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás